Mesmo que de maneira inacreditável e decepcionante, provando o regresso na evolução de parte da sociedade, o racismo segue como algo evidente no futebol mundial. Em mais uma oportunidade, o atacante do Real Madrid, Vinícius Jr, foi alvo de atos racistas, em confronto do Campeonato Espanhol. A situação aconteceu no último sábado (21), no confronto contra Sevilla.
Momentos antes do apito final, no estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, em Sevilha, pela décima rodada da LaLiga, o brasileiro se envolveu em uma confusão e acompanhou os torcedores do time adversário imitarem macaco e o xingarem. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não perdeu tempo, e divulgou no último domingo (22), uma nota em apoio à Vinícius Jr.
“É chocante assistir novamente aos atos de racismo contra o Vinicius Junior. Racismo é crime e deve ser combatido sempre. É lamentável ainda assistirmos a declarações deste tipo. Sou negro e sei da dor que ele sente em cada atitude racista dos torcedores. Vou sempre me solidarizar com as vítimas de racismo. Não podemos normalizar”, disse Ednaldo Rodrigues.
Sevilla é elogiado por ação em caso de Vinícius Jr
Na ocasião, não demorou para que a confusão se encerrasse. Mesmo com os atos racistas da torcida, a partida seguiu normalmente, sem nenhuma interrupção, e terminou em 1 a 1. Na confusão, Ocampos e Vinícius Jr foram punidos com o cartão amarelo. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ainda defendeu que a melhor opção seria a expulsão de torcedores racistas dos estádios.
Em decisão importante, o Sevilla identificou o infrator e o encaminhou às autoridades. “Pelo menos, desta vez, o agressor não saiu impune do estádio. O Sevilla fez o mínimo que uma atitude racista merece. A CBF vai continuar pressionando todas as autoridades do futebol e de fora do esporte para que esse crime hediondo seja punido com rigor”, afirma o comunicado da CBF.