O Ajax, tetracampeão da Champions League, vive um de seus piores momentos em sua história no futebol. Em sua estreia na Copa Holanda, realizada nesta quinta-feira (21), o time que revelou lendas do futebol como Johan Cruyff e Marco Van Basten foi eliminado pelo USV Herculos, time amador que disputada a quarta divisão do campeonato holandês.
O Ajax sofreu uma derrota cruel por 3 a 2. Tim Pieters marcou dois gols para os anfitriões, mas Brobbey e Chuba Akpom empataram para o Ajax, apenas para Grotenberg garantir a vitória nos acréscimos. Apesar de jogar em casa, o USV Hercules não pôde utilizar seu estádio, e a partida foi realizada na Galgenwaard, casa do FC Utrecht.
O Ajax enfrenta uma temporada desafiadora, considerada por muitos como seu ‘pior ano da história’, com lutas no Campeonato Holandês e uma ausência nos mata-matas das competições europeias. A equipe está em quinto lugar na liga, a 23 pontos do líder PSV, e não conseguiu avançar para as fases finais da Liga Europa, tendo que disputar os playoffs da Conference League.
Uma crise foi desencadeada no clube holandês por um escândalo de assédio sexual em fevereiro de 2022, quando o então diretor técnico Marc Overmars, ex-atacante do Ajax com passagem pelo Barcelona, renunciou devido a comportamento inadequado com funcionárias do clube holandês.
Na temporada 2022-23, o Ajax experimentou os primeiros impactos em campo, terminando em terceiro lugar no Campeonato Holandês e se classificando para a Liga Europa após 13 anos consecutivos participando da Liga dos Campeões.