Quatro vezes campeão da Champions, o Ajax vive uma das piores fases de sua história. A equipe atualmente é a vice lanterna da Eredivisie e não sabe o que é vencer há quase dois meses.
Apesar de ter dois jogos a menos na tabela de classificação, o time da capital soma apenas cinco pontos em sete jogos e já está bem distante do líder PSV Eindhoven, que tem 27. Os dois últimos colocados na competição são rebaixados diretamente à segunda divisão e o antepenúltimo disputa uma repescagem contra seis equipes da Eerste Divisie.
Mas o que exatamente faz com que o Ajax esteja nessa situação? Tudo começou em fevereiro do ano passado com Marc Overmars, ídolo do clube da Seleção da Holanda. Ele era considerado como o grande responsável por manter o clube em alto nível, mesmo com tantas saídas e entradas de atletas, mas foi demitido do cargo após ser acusado de assediar sexualmente funcionárias do clube.
Desde então, nada deu certo no Ajax. A primeira temporada sem Overmars já teve o seu primeiro reflexo. A equipe terminou em terceiro lugar, sem vaga para a Champions League depois de 13 anos.
Já nesta quinta-feira (26), diante do Brighton, válida pela terceira rodada da fase de grupos da Europa League, o clube terá o quarto treinador desde o começo do ano. Hedwiges Maduro estará na casamata.
Na competição continental, a tabela ainda dá uma perspectiva de classificação. O Ajax é o terceiro colocado, com dois pontos, junto do Olympique de Marselha e dois atrás do AEK, da Grécia. O Brighton é o lanterna, com um ponto.