Brasileiro surpreendeu todos e rescindiu com o Barcelona logo em janeiro

Considerado um dos melhores clubes da história do futebol mundial, o Barcelona também esbanja soberania em outras modalidades. No basquete, os espanhóis surpreenderam a oficializarem a contratação do brasileiro Raul Neto, em novembro de 2024. Porém, pouco mais de um mês após sua chegada, o armador decidiu fazer as suas malas.

Por meio de suas redes sociais, o Barcelona confirmou o encerramento da parceria com o brasileiro de forma amigável. No entanto, as discussões entre os torcedores ganharam capítulos dramáticos, já que Raul não conseguiu produzir o esperado devido a uma sequência de lesões. Dispensado do Blaugrana, o brasileiro segue em busca de um novo destino.

“Termina o vínculo de Raul Neto com o Barça. O clube e o jogador decidiram em comum acordo encerrar o contrato após a segunda lesão do brasileiro”, diz a nota publicada no perfil oficial de basquete do Barcelona.

Sem relevar os motivos que levaram à rescisão, Raul teve sua contratação comemorada de forma efusiva, mas a presença frequente no departamento médico ligou o sinal de alerta. Em sua estreia na equipe espanhola, o armador lesionou o músculo adutor da coxa, contra o Real Madrid. Recuperado, retornou às quadras, mas novamente apresentou estiramento, mas desta vez diante do Estrela Vermelha, pela Euroliga.

Barcelona foi apenas a ponta do iceberg

Natural de Belo Horizonte, Rauzinho iniciou sua carreira como jogador de basquete no Minas Tênis Clube. Projetando voos mais altos, o atleta figurou ainda no Utah Jazz, Philadelphia 76ers e Cleveland Cavaliers, na NBA. Porém, mesmo marcando presença na Seleção Brasileira, o armador sempre foi perseguido por lesões.

Em agosto de 2023, antes de chegar ao Barcelona, o jogador foi diagnosticado com uma ruptura do tendão patelar do joelho direito. A fatídica lesão aconteceu também na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, o que o fez se afastar do Fenerbahçe, seu time à época.

No ano seguinte, em julho de 2024, novamente Raul foi vítima de lesão, mas desta vez muscular. Recuperado, o atleta participou das Olímpiadas de Paris, mas acabou com sua minutagem reduzida devido às limitações físicas.