Na data de 24 de outubro de 2023, o mundo do futebol foi inundado por outra polêmica, envolvendo desta vez, a partida entre o Sevilla e o Real Madrid realizada no estádio Ramón Sánchez-Pizjuán. Após a publicação de um vídeo postado pela ‘DAZN Espanha’, os holofotes se voltaram para Ricardo de Burgos Bengoetxea, o árbitro da partida, que admitiu ter cometido um erro relevante durante o jogo.
A admissão do erro por parte de Bengoetxea ocorreu em uma discussão com Vinicius, atacante brasileiro do Real Madrid. O vídeo, do canal esportivo espanhol, capturou o momento em que o juiz expressa sua falha. “Que me he equivocado, pues claro que sí, Vini. Si te lo he dicho”, respondeu o árbitro, traduzindo ser: “Cometi um erro, é claro que sim, Vini. Se te disse isso”.
A mudança do desenrolar do jogo devido ao erro do árbitro foi amplamente criticada, principalmente pelo time do Real Madrid. A equipe de Carlo Ancelotti, que não foi além de um empate contra o Sevilla, atribuiu boa parte de seu resultado insatisfatório ao árbitro. Bengoetxea anulou dois gols da equipe, movimento que gerou muitos protestos e insatisfações pelo lado “merengue”.
Como o clube abordou o erro do árbitro?
Indignado com o ocorrido, o Real Madrid expressou sua insatisfação através de seus canais de comunicação disponíveis. A declaração do árbitro, transmitida nos dias seguintes ao embate, só aumentou a indignação e a sensação de injustiça que cercava a equipe e seus apoiadores. A atuação de Bengoetxea no Sánchez Pizjuán deixou uma sombra de dúvida sobre a idoneidade dos árbitros no desporto.
Enquanto o Real Madrid e seus fãs digerem a polêmica, o clube voltou seus olhos para a visita ao Braga. Ao mesmo tempo, este caso levanta questões sobre a importância da imparcialidade e a precisão das decisões tomadas pelos árbitros durante as partidas de futebol. A pressão para a implementação de mais tecnologias de apoio à arbitragem, como o VAR, provavelmente aumentará.