Jurgen Klopp pode deixar o Liverpool ainda nesta temporada caso o desempenho da equipe esteja tão insatisfatório quanto na última temporada, de acordo com a opinião de Ian Ladyman, do Mail Sport. Durante o novo podcast “É Só Chute Inicial”, Ladyman sugeriu que o treinador alemão poderia tomar uma decisão drástica pelo bem do clube, caso julgue ser necessário.
A temporada passada foi um desafio para os Reds, que ficaram de fora da Liga dos Campeões e começaram a mostrar falhas significativas. O meio-campo se tornou um problema, com Fabinho e Jordan Henderson, que desde então saíram para a Arábia Saudita, enfrentando uma queda grave de forma.
As deficiências no meio-campo foram evidentes para todos, e mesmo que tenham se reforçado com Dominik Szoboszlai e Alexis Mac Allister, ainda não têm um camisa 6 reconhecido. Além disso, parece que os Reds precisam fortalecer a defesa, mas com tantos problemas para resolver, eles entram na abertura da temporada contra o Chelsea no domingo com muitas incertezas.
Se o Liverpool voltar a ter dificuldades e repetir parte da má forma da última temporada, Ladyman, do Mail Sport, afirmou no episódio de estreia do podcast “É Só Chute Inicial” que Klopp poderia considerar deixar o clube.
“Acho que esta é uma temporada crucial para o Liverpool desta vez”, disse ele. “Eles tiveram dificuldades na temporada passada, como sabemos, e acho que se eles lutarem novamente desta vez, podemos estar testemunhando o início ou até o fim, ou o fim da era Jurgen Klopp. Não tenho certeza se ele vai continuar se o Liverpool não se sair bem nos primeiros seis ou sete meses da temporada”, completou.
Chris Sutton respondeu: “Não tenho tanta certeza de que os donos… Quero dizer, eles teriam uma decisão importante a tomar se não se recuperarem, concordo com você nisso. Acho que o problema deles… todos os bons atacantes que eles têm, meio-campistas perdidos, recrutamento decente com Mac Allister e Szoboszlai, mas a chave é a defesa.”
‘Virgil van Dijk, se recuperar sua forma, eles terão uma temporada realmente boa. Mas ele não estava bem na temporada passada e não tem estado desde que voltou de lesão. Se ele não se recuperar, eles terão uma defesa vazada novamente.’
Ladyman perguntou então: “Mas o que você acha que Klopp faria? Tive a sensação na última temporada de que Klopp estava chegando a um ponto em que estava começando a lutar um pouco com isso.” Sutton refletiu: ‘Eles se recuperaram, de certa forma.’
‘Eu entendo completamente, e acho que os torcedores, por causa do histórico dele, sempre o apoiaram. Ele teve um ótimo momento, muito consistente antes de uma queda na última temporada. Agora é uma questão de recrutamento e se eles podem se recuperar.”
“Mas concordo totalmente, se eles caírem, ele terá que tomar uma decisão por si mesmo, e os torcedores talvez mudem seus sentimentos em relação a ele. Você fez um ótimo trabalho por quantos anos, mas agora pode ser hora de uma nova voz.”
Ladyman respondeu: “Acho que isso não vai acontecer, não acho que os torcedores vão virar as costas para Klopp, exceto pelos idiotas que ligam para os programas de rádio onde você trabalha! Acho que os torcedores racionais nunca vão querer que ele vá embora.” “Sofrer uma má temporada pelo segundo ano seguido se torna um grande problema”, acrescentou Sutton, ex-atacante de Blackburn e Celtic.
Ladyman concordou: “Com certeza. E acho que Klopp é do tipo que, se percebesse que estava perdendo o controle da situação, tomaria a decisão nas mãos do clube. Claro que eu não sei disso, não tenho uma bola de cristal! Mas acho que é uma possibilidade.”
O Liverpool encerrou a última temporada bem e terminou em quinto lugar, mas durante grande parte da campanha eles foram quase irreconhecíveis. Eles têm a Liga Europa para lidar, e seus rivais se reforçaram significativamente, então será fascinante ver se Klopp conseguirá mudar o rumo da equipe.