No futebol, uma negociação pode mudar completamente o destino de um jogador. Foi o que aconteceu com Enrick, considerado uma das “pérolas” do futebol brasileiro, que foi contratado pelo Real Madrid no final de 2022, após quase ingressar no Chelsea.
Em uma negociação que custou cerca de 40 milhões de euros (R$212 milhões) fixos e significativas parcelas variáveis, que podem levar a operação a ultrapassar os 60 milhões (R$318 milhões), Endrick está programado para se unir ao clube espanhol no verão de 2023, quando completará 18 anos.
O início da negociação: quase um “Blue”
Porém, tudo poderia ter sido diferente. Douglas, o pai de Enrick, fala de uma negociação que estava praticamente fechada com o Chelsea. “Recebemos um convite do Chelsea, do proprietário, e fomos lá para conhecer o clube e o país. Vimos o Chelsea jogar contra o Arsenal e tivemos a oportunidade de conhecer o treinador, as instalações, jogadores como Jorginho, César Azpilicueta e Thiago Silva”, explica Douglas.
“Eles nos explicaram tudo. Apresentaram a pessoa que nos ajudaria a nos instalar em Londres, nos mostraram a casa onde moraríamos, a escola onde Enrick iria estudar, a igreja que frequentaríamos. Tudo estava em ordem para nós e para o Chelsea”, relata.
O que fez a negociação com o Chelsea desandar?
Então, o que aconteceu para a negociação com o Chelsea não se concretizar? Douglas conta que tudo estava praticamente acertado, apesar de nada ter sido assinado. No entanto, tudo mudou no último minuto porque o Chelsea não quis pagar ao Palmeiras, clube de origem de Endrick, o valor pedido para liberar sua grande promessa.
“Tudo desandou no último minuto: não posso dizer 100% porque não tínhamos assinado nada, mas o acordo estava fechado. Já tinha pensado que viveríamos em Londres. Mas então, à noite, o agente do meu filho ligou e disse que o proprietário do Chelsea não prosseguiria com o acordo porque o valor que teriam que pagar por Endrick inflacionaria o mercado”, descreve Douglas.
Após a negociação frustrada com o Chelsea, o Real Madrid entrou em cena, vencendo a concorrência de outros clubes europeus na disputa pelo jovem artilheiro brasileiro, incluindo o Barcelona. Agora, resta aguardar o jovem craque desfilar seu futebol pelo gramado do Santiago Bernabéu e mostrar ao mundo do futebol que o Real Madrid acertou em sua contratação.