A edição 2023 do Mundial de Clubes será a última com o atual formato. A partir de 2025, o torneio se tornará uma espécie de “Copa do Mundo de clubes”, sendo realizado a cada quatro anos e com 32 times.
Com isso, a Fifa modificou as regras de classificação para a competição e algumas equipes já estão garantidas no Super Mundial de 2025.
Super Mundial de clubes 2025
Com a mudança no formato, a Fifa redistribuiu o número de vagas por continente. Anteriormente, apenas os campeões continentais e um representante do país sede daquele ano participavam do torneio.
Agora, a classificação será feita por meio do título continental mais ranking da federação do continente. Por exemplo, a América do Sul tem direito a seis vagas, que serão preenchidas pelos campeões da Libertadores de 2021, 2022, 2023 e 2024, além de mais dois escolhidos via ranking da Conmebol.
Porém, apenas na América do Norte e Central e na Oceania só será utilizado um critério de classificação. No caso da Oceania, que tem direito a uma vaga, o clube será definido pelo ranking da OFC (Confederação de Futebol da Oceania).
Já na América do Norte e Central, que possui quatro vagas, elas serão preenchidas pelos campeões da Liga dos Campeões da Concacaf de 2021, 2022, 2023 e 2024. Até o momento, 13 equipes já garantiram vaga para o Mundial de 2025:
— Ásia (4 vagas): Al-Hilal e Urawa Red Diamonds
— África (4 vagas): Al Ahly e Wydad Casablanca
— América do Norte e Central (4 vagas): Monterrey, Seattle Sounders, León
— América do Sul (6 vagas): Palmeiras, Flamengo e Fluminense
— Europa (12 vagas): Chelsea, Manchester City e Real Madrid