O lateral-direito do São Paulo, Rafinha, pode pegar um gancho pesado após acusar o árbitro Raphael Claus de torcer para o Palmeiras durante o clássico que terminou com vitória avassaladora do Alviverde por 5 a 0 na última quarta-feira (25), no Allianz Parque?
O episódio aconteceu já na segunda etapa. Após levar o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o vermelho, o jogador disparou em direção ao dono do apito: “Claus torce para o Palmeiras, Claus é palmeirense”. Confira a opinião de três especialistas de arbitragem em entrevista ao “UOL”.
Primeiro, Emídio Marques, que afirma que o caso pode ser passível de punição já que, na sua visão, houve ofensas nas palavras do lateral.
“Emidio Marques: “O caso é passível, sim, de punição. Depende de como este fato vai chegar ao conhecimento dos órgãos competentes. Há ainda a hipótese de o próprio tribunal, por sua auditoria, o indiciá-lo ao tomar conhecimento do fato pela imprensa. Foi ofensivo chamar o árbitro de palmeirense. É um desrespeito e não compete ao jogador se dirigir ao árbitro desta maneira. Foi uma ação deliberada e com fim depreciativo à figura do árbitro. Houve um excesso“, explica.
Em contrapartida, João Paulo Araújo destaca que não há porque o atleta ser punido, uma vez que suas palavras não foram de baixo calão.
João Paulo Araújo: “Não tem o que fazer. Acredito que não há punição para isso, não. Se ele xingasse, usasse palavra de baixo calão ou falasse ‘ele é ladrão’ de maneira explícita, sim. Mas ele apenas insinuou. Não vejo como a CBF possa punir ele diante disso. Ele não ofendeu e não desqualificou o juiz, apenas disse que o Claus é palmeirense. Para mim, não tem como punir o jogador desta forma”, afirma.
Já Alfredo Loebling toma um meio termo e apenas afirma que é preciso relatar tudo em súmula do que o jogador disse a Rafael Claus.
“Alfredo Loebeling: “Com relação ao Rafinha, o 4° árbitro ou o assistente precisam dizer para o árbitro e ele vai relatar todo o motivo da expulsão. No caso, foi jogo brusco e reincidência. Precisa colocar o que o Rafinha disse. -> Nota da edição: Claus registrou a frase: ‘Você apita pra c…, mas acho que você é palmeirense. O Claus é palmeirense’ na súmula“.
Em súmula, o árbitro Rafael Claus destacou as palavras de Rafinha:
“Motivo: V2.8. Outro motivo (detalhar no campo expulsões) – Expulso por após ser advertido anteriormente com cartão amarelo, dar uma entrada de maneira temerária no seu adversário de número 19 sr. breno henrique vasconcelos lopes na disputa da bola. informo ainda que após ser expulso veio em minha direção e disse as seguintes palavras: “você apita pra caralho, mas acho que você é palmeirense.” . fui informado também pelo quarto árbitro que o mesmo quando estava deixando o campo de jogo disse as seguintes palavras: “o claus é palmeirense, o claus é palmeirense.”