A Arábia Saudita está pronta para embarcar em uma nova fase da sua revolução no futebol com um forte equipamento financeiro. Na mais recente e surpreendente progressão, referências do jornalismo esportivo britânico mostram que o país do Oriente Médio está tentando atrair árbitros da Premier League, a fim de aprimorar a qualidade da arbitragem em sua liga doméstica.
A Liga Profissional da Arábia Saudita tem chamado atenção do mundo do futebol com suas ações ousadas no último mercado de transferências. Com contratações de grandes nomes do esporte, a liga saudita foi a segunda que mais gastou na janela de verão de 2023, ficando atrás apenas da Premier League.
Grandes nomes do futebol já cederam ao chamado saudita
As novas contratações incluem jogadores como Neymar, Karim Benzema, Jordan Henderson e Ruben Neves, que foram atraídos por grandes salários. Além disso, destaca-se a chegada de treinadores internacionais importantes como Nuno Espirito Santo, ex-Wolves e Tottenham, e a lenda do Liverpool, Steven Gerrard.
Com a crescente qualidade em campo, a próxima etapa na expansão da liga parece ser a melhoria da arbitragem. Segundo o The Times, árbitros da Premier League e de outras grandes ligas europeias estão sendo sondados para possíveis transferências para a Arábia Saudita.
No que diz respeito ao salário, um árbitro da Premier League pode ganhar entre £120.000 (aproximadamente R$640 mil) e £300.000 (aproximadamente R$1,6 milhões) ao ano. Considerando o poder financeiro da liga saudita, é esperado que ela possa oferecer uma remuneração consideravelmente maior. Essa estratégia poderia potencialmente causar um êxodo de talentos arbitrais da Europa para o Oriente Médio.
A qualidade da arbitragem na Arábia Saudita
A qualidade da arbitragem na Arábia Saudita tem sido questionada no passado. Mark Clattenburg, ex-árbitro da Premier League e ex-chefe de arbitragem na Arábia Saudita, afirmou em 2018 que os árbitros sauditas falharam nos padrões básicos e compreensão das regras do jogo. Dessa forma, a contratação de árbitros da Premier League seria um passo importante para melhorar este aspecto.
No entanto, nem todas as contratações de alto perfil se adaptaram facilmente. O exemplo mais emblemático foi Neymar, que enfrentou especulações sobre sua insatisfação com o técnico do Al-Hilal, Jorge Jesus. Apesar dos desafios, a ambição da Arábia Saudita em elevar o nível de seu futebol é inegável.