O árbitro Wilton Pereira Sampaio é um dos principais do cenário brasileiro e mesmo assim é marcado por grandes polêmicas de arbitragem, como no jogo entre Grêmio e Coritnhians, da última segunda, quando acabou não marcando um pênalti claro à favor do time gaúcho, no toque de mão do atacante Yuri Alberto.
A decisão gerou muita revolta entre os torcedores e por isso, Wilton e também o VAR da partida acabaram sendo suspensos pela Confederação Brasileira de FUtebol (CBF), para passarem por reciclagem.
No entanto, não é só no Brasil que o árbitro tem desavenças, mas também na Inglaterra. Isso porque ele apitou as quartas de final entre a Seleção Inglesa e a França, na derrota dos britânicos. Durante o jogo houveram muitas reclamações por ambos os lados, especialmente por Maguire e por Jude Bellingham.
“Muito, muito pobre. Desde o primeiro minuto. Houve cinco, seis faltas nos primeiros 15 minutos, nenhum cartão amarelo. Eu realmente nem consigo explicar o quão ruim o desempenho dele foi. Não quero entrar muito nisso, porque no fim posso ser multado. Mas até as grandes decisões foram erradas, ele não nos deu nada durante o jogo. Realmente pobre”, disse Maguire à BBC.
“Não foi boa, para ser honesto. Todo mundo pode ter um dia ruim, jogadores, árbitros. Mas eu acho que ele não estava no nível que que um jogo desses exige”, declarou o meio-campista.
Além dessa partida, Wilton apitou outros jogos, totalizando 4 partidas na Copa do Mundo, dois na primeira fase e outros dois no mata-mata: Senegal 0 x 2 Holanda, Polônia 2 x 0 Arábia Saudita, Holanda 3 x 1 Estados Unidos e Inglaterra 1 x 2 França.