O Internacional enviou dois dirigentes à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com um “dossiê de erros” para protestar contra as decisões da arbitragem em jogos recentes do Brasileirão. O clube gaúcho alega que houve seis pênaltis não marcados entre a 15ª e a 22ª rodadas.
Os dirigentes assistiram a um vídeo com lances questionados, mas a CBF alega que as decisões do árbitro e do VAR estavam corretas. O Internacional, no entanto, acredita que os supostos erros prejudicaram sua posição na tabela, deixando a equipe em 12º lugar, a nove pontos do G-6.
Os lances polêmicos ocorreram em empates com Cruzeiro, Bragantino, Flamengo e Goiás, bem como na derrota para o Fortaleza. O Inter reclama de pênaltis não assinalados e contesta decisões relacionadas a Valencia, Mateus Vital, Lucas Halter e Luiz Adriano, entre outros. No entanto, a CBF mantém que as decisões foram corretas, e o Inter buscou protestar para “marcar posição.”
Em 2009, a diretoria do time colorado realizou algo parecido. Após o primeiro jogo da final da Copa do Brasil daquele ano, o Internacional produziu um vídeo compilando lances de seis partidas do Corinthians, o adversário na finalíssima, com o intuito de evidenciar possíveis favorecimentos da arbitragem ao time alvinegro.
No entanto, a decisão acabou tendo um efeito negativo. O Corinthians se sagrou campeão da competição e a torcida iniciou a brincadeira do “põe no DVD”, referente aos lances que teriam sido enviados à CBF em um disco de DVD.