O último final de semana marcou o retorno impressionante do futebol europeu após a pausa internacional. Entre uma demolição no derby de Milão e disputa acirrada em Munique até uma vitória esmagadora em Valencia e uma manobra surpreendente em Paris, mal houve tempo para recuperar o fôlego. Portanto, vamos mergulhar nos dados para explorar três pontos de conversa dos principais campeonatos da Europa.
Antes de começarmos, é preciso mencionar que estes resultados marcantes fizeram muito barulho na mídia, e os torcedores já estão ansiosos pelos próximos finais de semana. É um momento vibrante para o futebol europeu, com muitas surpresas pelo caminho.
A vitória recorde de Roma
Leandro Trossard, do Arsenal, marcou o único gol da Premier League no domingo. Horas depois, sete gols foram anotados apenas na capital italiana. Todos por Roma de Jose Mourinho, que impressionou ao marcar sete vezes em uma partida da Série A pela quarta vez em sua história.
Apesar do placar folgado, a goleada de 7 a 0 não foi tão convincente quanto os números sugerem. Com exceção ao gol inaugural de Romelu Lukaku, os gols de Roma foram uma mistura eclética de finalizações – penalidades seguras, gols contra cômicos e foguetes de longa distância -, que fizeram a margem de vitória parecer muito mais expressiva.
Os atacantes da Bundesliga em excelente forma
Depois de quatro rodadas da nova temporada da Bundesliga, dois centroavantes africanos estão em excelente forma. Victor Boniface, um incansável atacante nigeriano, tem se mostrado uma adição fantástica para o Bayer Leverkusen, de Xabi Alonso, registrando mais remates do que qualquer outro jogador nas cinco principais ligas europeias nesta temporada.
Mas, mesmo Boniface teve dificuldade de acompanhar a incrível forma de Sehrou Guirassy. O guineense já acumulou oito gols Bundesliga em menos de 350 minutos de ação – nenhum jogador na Europa, nem mesmo Erling Haaland ou Kylian Mbappe, marcou mais.
As estreias impressionantes dos “Joãos”
Há pouco mais de duas semanas, João Felix e João Cancelo não tinham certeza de para onde a carreira deles iria. Dois empréstimos de temporada para a Espanha não esclareceram suas perspectivas a longo prazo, mas ambos pareciam instantaneamente confortáveis na vitória do Barcelona, que derrotou o Real Betis de Manuel Pellegrini por 5 a 0 no sábado.
Cancelo foi seu usual, continuamente flutuando para o meio para combinar com um meio-campo tecnicamente talentoso. João Felix, por outro lado, foi um importante elo para Robert Lewandowski, que até agora nesta temporada tem estado bastante isolado.
Os dois jogadores, que passaram por um período turbulento nos últimos dois anos, mostraram que podem abrir novas possibilidades táticas enquanto o Barcelona busca defender o título da La Liga. A próxima etapa para eles é a Liga dos Campeões. E assim encerramos nosso resumo do futebol europeu da semana. Vale a pena conferir o que vem por aí no próximo final de semana! Estão prontos para mais emoção?