Xavi toma decisão e quebra antiga “tradição” do Barcelona

A famosa academia de formação La Masia do Barcelona sempre esteve repleta de jovens prodígios do futebol, prontos para pisar no grandioso céspede do Camp Nou. No entanto, um olhar para trás nos arquivos do clube revela uma história muito diferente para os jovens jogadores da década de 80. No passado, a realidade era marcada por uma série de adversidades, incluindo mudanças frequentes de treinador e visões de futebol inconsistentes.

Apostar na juventude, como está fazendo o atual treinador do Barça, Xavi Hernandez, era impensável até poucos anos atrás. Nos anos 80, treinadores como Udo Lattek, César Menotti e Terry Venables viviam sob a constante pressão por resultados e o temor de serem demitidos. Isso fez com que poucos jovens tivessem a chance de fazer sua estreia na equipe principal. Um exemplo é o caso de ‘Lobo’ Carrasco, que estreou aos 19 anos no time principal, considerado algo que foge à regra.

Como Xavi está mudando o jogo?

Avançamos rapidamente para 2023 e nos deparamos com uma Masia transformada e próspera. Xavi Hernandez, ícone da formação clubística e atual treinador, está aproveitando ao máximo seu conhecimento da Masia, promovendo jogadores jovens como Lamine Yamal e Marc Cubarsí para a equipe principal.

Além disso, ele tem o luxo de ter um entendimento intrínseco do clube e um conhecimento profundo dos jovens jogadores que se preparam para dar o salto para a equipe principal. A introdução dessa nova geração de talentos é uma mudança significativa em relação ao passado, quando jogadores como Ramon Calderé tiveram que esperar até os 24 anos para fazerem sua estreia.

Estará o Barça finalmente pronto para apostar na juventude?

No entanto, mesmo com os debuts precoces de alguns jogadores, triunfar na equipe principal do Barcelona continua sendo uma tarefa complexa. Requer uma mistura de talento inato, trabalho duro, paciência e uma mentalidade competitiva.

A mudança na abordagem do clube, do entanto, representa uma grande oportunidade para os jovens jogadores da Masia. Basta perguntar a Ramon Calderé, ex-jogador do Barça, hoje treinador, que louva a valentia de Xavi em apostar nos jovens da academia.

Calderé compartilhou seu ponto de vista para o SPORT, afirmando sua admiração por Lamine Yamal e Aplaudo a valentia de Xavi. Ele disse: “Lamine Yamal me parece um jogador com um talento inato fora de série para sua idade. Além disso, ele é psicologicamente muito forte. Em minha época, acho que não estreei até os 24 anos porque faltava a maturidade mental. Estou encantado que Xavi esteja apostando na Masia, uma vez que tenho certeza de que dará confiança aos mais jovens.”