Não é a primeira vez que o Vasco passa por problemas com a arbitragem. Em 2021, a equipe chegou a ir no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para pedir a anulação da partida diante do Brasil-RS por decisões do árbitro de vídeo.
O incidente aconteceu aos 37 minutos do segundo tempo, quando Daniel Amorim marcaria o gol que deixava tudo igual no duelo. O árbitro, no entanto, anulou o tento e após checagem no VAR, manteve sua decisão. A reclamação do time carioca começa quando o vídeo não traçou as linhas de impedimento para verificar a condição do atacante. O motivo teria sido problemas técnicos.
No final, o próprio Daniel Amorim marcou novamente e conseguiu empatar o duelo, que terminou no 1 a 1 mesmo. Apesar disso, o Cruzmaltino teve muitos motivos para reclamar da arbitragem e do vídeo. Em nota, o clube chegou a dizer que “os clubes e torcedores estavam sendo usados como cobaias do sistema”.
No final das contas, o Vasco fez uma Série B bem abaixo e ficou no meio de tabela, permanecendo por mais um ano na segunda divisão nacional. A equipe subiu na temporada seguinte e hoje figura na Série A do Campeonato Brasileiro.
Reclamação diante do Palmeiras
O incidente da Série B 2021 passou na cabeça dos torcedores no durante o confronto com o Palmeiras, no último domingo (27), após o Vasco chegar a abrir o placar no Allianz Parque, mas o gol ser anulado por um impedimento discutível de Vegetti no começo da jogada que terminou com o tento de Paulinho.