O Manchester United decidiu adiar o anúncio da decisão sobre o futuro do jogador Mason Greenwood, 22 anos. Prevista inicialmente para acontecer antes do começo da temporada da Premier League, a resolução agora deve ser comunicada durante o recesso internacional de setembro.
Greenwood está sob investigação interna do clube desde fevereiro, após o Serviço de Procuradoria da Coroa do Reino Unido (CPS) suspender o caso contra ele por tentativa de estupro, agressão e coerção, alegando “ausência de real perspectiva de condenação”, depois que testemunhas chave retiraram sua cooperação. Greenwood negou todas as acusações.
Originalmente, o clube pretendia esclarecer os resultados da investigação interna para as partes interessadas antes do início da temporada do Premiere League. Porém, a linha do tempo mudou e o clube decidiu que incluiria entre esses stakeholders a equipe feminina do United e o conselho consultivo de fãs.
Por que a decisão sobre o futuro de Greenwood foi adiada?
Nesse interim, os jogadores ingleses do United foram alvo de ataques online antes e depois da partida das quartas de final da Copa do Mundo contra a Colômbia. Além disso, houve pedidos de usuários para que as jogadoras Katie Zelem, Ella Toone e Mary Earps permitissem o retorno de Greenwood.
Os clubes, no entanto, insistem que a decisão sobre o jogador será tomada pelo CEO Richard Arnold e será baseada nos fatos estabelecidos pela investigação do clube, e não na opinião dos membros da equipe feminina ou do conselho consultivo de fãs.
Qual será o próximo passo do Manchester United?
Usuários das redes sociais têm pressionado pela reintegração de Greenwood, mas isso não quer dizer que a opinião dos fãs será o guia para a tomada de decisão. Ainda não está claro qual será o processo exato dessa investigação, qual será o papel da família Glazer na decisão final ou por que a conclusão está demorando tanto. O clube afirma que a equipe feminina será informada coletivamente e terá seu feedback buscado, mas suas opiniões não irão influenciar no resultado.
Com o próximo jogo do United agendado para a próxima segunda-feira contra o Wolverhampton, um grupo de fãs planeja protestar contra a possível reintegração de Greenwood. O jogador, que se ausentou da pré-temporada nos Estados Unidos, onde Ten Hag revelou que deu sua opinião ao clube e estaria aberto ao retorno de Greenwood à equipe. “Claro, eu disse minhas ideias e opiniões, mas é uma decisão do clube”, disse Ten Hag. Greenwood não atua pelo United desde janeiro de 2022.