Empresa DESISTIU de transmitir o Brasileirão e colocou a culpa na Globo

A Warner Bros Discovery tinha acordo para transmitir jogos do Brasileirão até 2024, mas desistiu três temporadas antes do contrato se encerrar. Um dos motivos para isso, segundo a empresa, foi a Globo. A Warner esteve reunida, nesta quarta-feira (26) com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Segundo informações do portal “F5”, a coordenação do Cade exigiu explicações sobre o contrato ter sido rompido e a resposta da Warner foi que a Globo teve influência na situação. Um pedido por parte da emissora carioca teria feito com que Palmeiras e Fortaleza aderissem ao “bloqueio de praça”, impedindo a transmissão para a cidade onde a partida acontece.

Dessa forma, uma partida do time Alviverde, em São Paulo, por exemplo, não teria transmissão da Warner, o que prejudicaria na questão de audiência.

Outro ponto no documento é os redutores na venda dos pacotes de pay-per-view que foram aplicados pela Vênus Platinada. Times que tinham acordo com a Warner como Athletico-PR, Inter, Santos, Ceará e Bahia receberam menos. O redutor só foi retirado após esses clubes convencerem a empresa a adotar o bloqueio de praça.

Por fim, um último ponto de queixa da Warner se dá na lei do mandante. A Globo moveu um processo quando a empresa tentou utilizar a MP 984, que concedia ao clube mandante escolher quem transmitiria o jogo. O argumento do canal carioca é que a escolha desrespeitava contratos.

Por fim, o Cade retomou a investigação sobre monopólio da Globo em junho deste ano. Foram dois anos parados.

A Warner confirmou que houve uma reunião com os coordenadores do órgão. Já a Globo e o próprio Cade afirmaram que não comentam uma investigação em andamento.

*Com informações do portal “F5”.