O Flamengo está em negociações com a Libra em relação ao acordo feito com o fundo Mubadala, que busca adquirir os direitos do Brasileirão a partir de 2025. O clube entende que a empresa árabe estaria cometendo um excesso de poder nas conversas, avançando sobre o patrimônio das equipes. O mesmo motivo teria levado a saída do Botafogo da liga.
De acordo com informações do jornalista Rodrigo Mattos, do “UOL Esporte”, os integrantes da Libra estão em constantes tratativas com o grupo para poder reduzir o excesso de poder. Apesar de haver uma confiança para chegar a um acordo, será preciso uma grande mudança nos termos do contrato inicial.
Vale lembrar que a proposta o Mubadala consiste em uma porcentagem dos direitos (algo entre 12,5% e 20%) do Brasileirão dos integrantes da Libra. O valor seria entre R$ 1,3 bilhão e R$ 4,7 bilhão, a variação depende do número de clubes que irão assinar e do percentual dos direitos cedidos por eles.
As partes chegaram a assinar um pré-acordo, no caso, um Memorando de Entendimento, mas não chegaram a um acordo em definitivo em razão do modelo de negócio que foi proposto pelo fundo árabe.
Segundo o Flamengo, o Mubadala avançou para ativos dos clubes, como uso de NFTs, marcas e outros assuntos que não tinham relação com os direitos do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, o Rubro-Negro entendeu que o contrato inicial dava a possibilidade da empresa ir além do proposto anteriormente.
Após diversas reuniões e com os times da Libra exigindo mudanças, o fundo até cedeu, mas é esperado que isso seja repassado para o papel. Apenas assim que o contrato final será assinado.