O FC Barcelona vê Ilkay Gündogan (32 anos) mais perto de dar seu OK para assinar pelo clube azul-grená. O meio-campista alemão, que encerra contrato com o Manchester City em 30 de junho, pediu mais tempo na última terça-feira para responder definitivamente ao clube catalão. Isso gerou algumas dúvidas na equipe de Barcelona, que havia planejado fechar sua chegada logo após a final da UEFA Champions League.
O representante de Gündogan finalmente informou ao FC Barcelona que sua resposta virá no fim da última semana ou no início desta semana. Durante o dia de ontem, ele enviou várias mensagens aos executivos do Barcelona sinalizando que estava perto de dizer ‘sim’ à oferta blaugrana. Agora, espera-se que sua resposta definitiva não demore e que o clube possa começar a planejar a próxima temporada com a certeza de que o jogador alemão estará à disposição de Xavi Hernández.
Por que o Barcelona quer Gündogan?
O FC Barcelona quer contar com Gündogan devido à sua grande qualidade e condição de agente livre. Mateu Alemany liderou as negociações com seu representante, e Xavi conversou diretamente com o jogador para tentar convencê-lo a aderir ao seu projeto no Barcelona após encerrar seu contrato com o Manchester City.
Gündogan ficou convencido depois de falar com o treinador azul-grená e deu seu OK verbal para um contrato de três temporadas como jogador livre de contrato, mas o acordo definitivo entre seu agente e os executivos do setor esportivo do Barça ainda precisava ser confirmado.
No entanto, após a excelente temporada que Gündogan teve com o Manchester City, conquistando a Premier League, a FA Cup e a Champions League, o clube inglês intensificou sua pressão para renovar seu contrato. Dada sua idade – ele completará 33 anos em outubro -, inicialmente lhe ofereceram apenas um ano, mas nas últimas semanas aumentaram sua proposta.
Quais são as outras opções para Gündogan?
Em paralelo, o Arsenal também se aproximou de Ilkay Gündogan, oferecendo-lhe a liderança de um projeto com o incentivo de continuar na Premier League, mas na cidade de Londres e em um grande clube que iniciou um promissor projeto com o técnico Mikel Arteta. Até mesmo uma oferta significativa da Arábia Saudita, do Al Ittihad, surgiu para tentar atrair o meio-campista alemão.
A proposta saudita superava economicamente todas as outras recebidas pelo jogador do Manchester City. Nesse cenário, na última terça-feira, o jogador, por meio de seu agente, pediu mais tempo ao Barcelona para dar uma resposta. Essa resposta final ainda não aconteceu, mas os sinais enviados ontem pelo representante do meio-campista alemão são motivo de otimismo para os negociadores do clube catalão.