O Juventude conseguiu embalar na Série B do Campeonato Brasileiro graças ao trabalho do técnico Thiago Carpini. O treinador engatou cinco vitórias consecutivas na equipe e cenário atual é mais do que animador. O mais recente trunfo foi conquistado em cima do Criciúma, que era o quinto colocado do certame. E após o confronto, Carpini falou do grande momento na Segunda Divisão do Brasileirão.
“Para nós que estamos neste processo de retomada, recuperação, foi fantástica essa sequência de jogos, mas nada muda o nosso trabalho, um objetivo de cada vez. Primeiro é estar cada vez mais distante deste Z-4, buscar a pontuação que nos garante a permanência e depois vamos trabalhar para novos objetivos. Não gosto de muita euforia, tudo que é demais atrapalha. Foi muito bom, fantástica a entrega dos atletas, mas é página virada. Minha maior preocupação é a recuperação deles para domingo. A Tombense jogou na terça e teve dois dias a mais de descanso”, pontuou o treinador.
Thiago Carpini já está se acostumando com a realização de ótimos trabalhos. O treinador foi o responsável por levar o Água Santa ao inédito vice-campeonato do Paulistão 2023, sendo superado pelo Palmeiras na grande final do estadual.
Como reconhecimento pelo trabalho realizado, Carpini desbancou técnicos como o badalado Abel Ferreira e foi eleito o melhor treinador do Campeonato Paulista de 2023.
Na ocasião, o treinador falou a respeito do “milagre” alcançado com o modesto time de Diadema em chegar a um final em um torneio com contava com gigantes como São Paulo, Corinthians e Santos, além da equipe em crescimento constante do estado paulista, Red Bull Bragantino.
“O melhor no momento. Não que eu seja, mas pela circunstância, a maneira que foi, o que é e o que representa o Água Santa. Conseguir fazer frente para um time de Série A, fazer duas finais desse nível… Mas o importante é que tudo que vivemos foi histórico, pelas dificuldades em chegar até aqui e tudo que proporcionamos para os atletas, continuidade na carreira, e para o Água Santa”, disse na época.
G-4 da Série B é logo ali
Após engatar 5 vitórias seguidas na Série B, o Juventude alcançou a oitava posição, com 15 pontos, e está a dois pontos do G-4. O próximo confronto da equipe é diante do Tombense, que está na zona de rebaixamento, no domingo (11), às 18h15 (horário de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi.
Carpini projetou o jogo, mirando o G-4 da Segundona, e pediu o apoio do torcedor para juntos alcançarem o principal objetivo da temporada que é estar entre os 4 melhores do certame e atingir uma vaga elite do futebol brasileiro.
“Falei no jogo passado que a presença do torcedor é fundamental. O Juventude é um patrimônio de Caxias do Sul. Jaconi cheio é um momento que vai acontecer. No último jogo fez a diferença. A gente viu a dificuldade que foi aqui. Cada jogo vai quebrando essa desconfiança do torcedor com o grupo. Isso é natural. Cheguei a pouco e vi como o torcedor vinha sofrendo, mas agora estamos quebrando paradigmas. O torcedor é fundamental neste processo”, destacou.