Hoje técnico do Corinthians, Vanderlei Luxemburgo pode se orgulhar de ter sido o único brasileiro a dirigir o clube mais poderoso do mundo: o Real Madrid. O treinador foi responsável por dirigir o clube no auge do projeto galáctico, com Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos, Zinedine Zidane, David Beckham, Luís Figo, entre outras estrelas da equipe na época.
Luxa comandou o Real entre 30 de dezembro de 2004 e 4 de dezembro de 2005. E sua passagem pela La Liga não rendeu títulos ao brasileiro, mas obteve alguns feitos expressivos, como o lançamento do jovem Sergio Ramos na zaga da equipe, que a principio jogava de lateral-direito, e se transformou ídolo do clube como zagueiro. Além de uma atuação implacável para cima do Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, Samuel Eto’o, Xavi e Iniesta, com vitória do Real, por 4 a 2, sobre seu arquirrival.
Mas a passagem do treinador pelo Santiago Bernabéu foi marcada também por certos atritos com os galácticos do elenco, com os quais o Luxa não conseguiu estabelecer um relacionamento que favorecesse mais o seu trabalho.
Salário de Vanderlei Luxemburgo no Real Madrid
Vanderlei Luxemburgo assinou com o Real Madrid para receber aproximadamente 3 milhões de euros (R$ 15,8 milhões na cotação atual) em um contrato que seria válido por 1 ano e 6 meses. Ou seja, R$ 877 mil em vencimentos mensais.
Além disso, o Real deu um Audi a Luxemburgo e acordou de bancar as despesas com moradia do treinador. O carro, utilizado para ir e voltar do trabalho, e a casa ficaram para ser devolvidos ao final do compromisso.
E em caso de demissão antes do final do compromisso – como ocorreu, faltando seis meses para cumprir o acordo -, Luxa teria direito aos salários dos meses restantes.