Jogador de 55 anos é contratado para jogar em Portugal

O meio-campista Nenê, do Vasco, é um dos grandes exemplos de longevidade no futebol brasileiro. Aos 41 anos, é um dos jogadores mais velhos em atividade no Brasil e prova viva de que idade avançada não é (mais) sinônimo de aposentadoria. O jogador segue atuando em alto nível, é titular e camisa 10 do Cruzmaltino. Mas o atacante Kazuyoshi Miura foi além. Aos 55 anos, vai jogar na segunda divisão de Portugal.

O Oliveirense, de Portugal, anunciou recentemente a contratação por empréstimo de Kazuyoshi Miura. Aos 55 anos, o atacante jogará na segunda divisão de Portugal até o fim da temporada 2022/2023. Após o período na Europa, o jogador mais velho em atividade no futebol mundial retornará ao Yokohama FC, do Japão.

“Mesmo que este seja um lugar novo para mim, vou trabalhar duro para mostrar a todos o tipo de jogo pelo qual sou conhecido”, disse Kazu, como é popularmente conhecido, em suas primeiras palavras como jogador do Oliveirense.

A carreira de Kazu, de 55 anos, jogador mais velho do mundo em atividade

Próximo de completar 56 anos (faz aniversário em 26 de fevereiro), Kazu iniciou sua carreira no Brasil, em 1986. O japonês atuou em território nacional até 1990 antes de voltar ao seu país de origem e rodar pela Itália, Croácia e Austrália.

Na última temporada, Kazu jogou por empréstimo com a camisa do Suzuka Point Getters, equipe da quarta divisão portuguesa. No fim do ano passado, o Yokohama, que detém os direitos do atacante, comprou o Oliveirense e cedeu o passe do jogador ao clube português pelos próximos cinco meses.

Na última temporada, o meia-atacante defendeu o Suzuka Point Getters, time da quarta divisão japonesa, que é comandado por seu irmão mais velho, Yasutoshi Miura. O jogador marcou dois gols – um de pênalti e outro de cabeça – em 18 jogos, e o Sazuka terminou em nono na tabela.

E engana-se quem pensa que uma aposentadoria está nos planos de Kazu. Ele afirmou que deseja atuar até os 60 anos de idade. Será?