A Copa do Mundo Catar 2022 não irá contar com a participação de mais um grande jogador do futebol mundial. Desta vez, o atacante Sadio Mané, de Senegal, eleito o segundo melhor jogador do mundo neste ano, havia lesionado a fíbula da perna direita enquanto atuava pelo Bayern de Munique, da Alemanha, e nesta quinta-feira, 17 de novembro, teve o corte confirmado pela seleção senegalesa.
De acordo com o médico da delegação de Senegal na Copa do Mundo, Manuel Afonso, foi feito um novo exame de ressonância magnética que constatou que Mané não teria condições de atuar em nenhuma das partidas da Copa do Mundo e, portanto, deveria ser cortado da seleção.
“Infelizmente o exame de hoje mostrou que a evolução não foi favorável como nós imaginamos. E infelizmente Sadio Mané não poderá jogar essa Copa do Mundo. Uma intervenção cirúrgica deve ser marcada muito em breve”
O Bayern de Munique informou através de um comunicado (íntegra no fim desta matéria) que Sadio Mané passou opr uma cirurgia bem sucedida em que “um tendão foi recolocado na cabeça de sua fíbula direita”. O processo de reabilitação do atleta será iniciado na Alemanha.
Craque do Bayern de Munique e da seleção de Senegal, Sadio Mané seria uma das atrações da Copa do Mundo Catar 2022
A expectativa inicial era de que o senegalês não pudesse atuar apenas nas primeiras partidas de Senegal na Copa do Mundo, mas a realidade foi mais dura com o atleta e sua seleção. A lesão de Sadio Mané mobilizou Senegal. Líderes religiosos chegaram a se unir por orações ao atacante. Mas o tratamento necessário não conseguiria deixá-lo em condições, conforme foi confirmado nesta quinta-feira.
Ainda não há informação do substituto de Mané na lista de convocados de Senegal. A primeira partida da seleção africana na Copa do Mundo é no dia 21, próxima segunda-feira, contra a Holanda, pelo Grupo A, que conta ainda com Catar e Equador.
Confira nota oficial do Bayern sobre a cirurgia de Mané:
“Sadio Mané passou por uma cirurgia bem-sucedida em Innsbruck pelo professor Christian Fink e pelo Dr. Andy Williams de Londres na noite de quinta-feira. Durante a operação, um tendão foi recolocado na cabeça de sua fíbula direita. O atacante do FC Bayern não estará mais disponível para jogar pelo Senegal na Copa do Mundo e começará sua reabilitação em Munique nos próximos dias. O “jogador africano do ano” sofreu a lesão durante a vitória do campeão alemão por 6 a 1 sobre o Werder Bremen na Bundesliga, em 8 de novembro”.