Dos dois grandes clubes de futebol do Rio Grande do Sul, o Grêmio é o que possui o estádio mais novo (ou mais recente, pelo menos). A chamada Arena Grêmio foi inaugurada em 8 de dezembro de 2012 e veio para substituir um espaço que, para os torcedores do tricolor gaúcho, já era considerado lendário: o Olímpico.
Localizado no bairro Farrapos, em Porto Alegre, a Arena do Grêmio é considerada um dos 10 maiores estádios de futebol do Brasil, ocupando a sétima colocação nesse quesito. É, sem sombra de dúvidas, uma das arenas esportivas mais modernas do futebol brasileiro – justamente por ser uma das mais novas.
A construção da Arena Grêmio, apesar de ter sido finalizada somente em 2012, era um sonho relativamente antigo da equipe tricolor. Por mais que o clube já contasse com um estádio excelente na época, o Olímpico, que hoje está completamente abandonado (apesar da gigantesca estrutura), estudos para uma nova casa começaram a ser pautados durante a década de 2000.
Quando inaugurado, a Arena do Grêmio recebeu a partida amistosa entre o Tricolor Gaúcho e o Hamburgo, também do Rio Grande do Sul. A equipe de Porto Alegre saiu vitoriosa por 2 a 1, em uma partida que foi assistida por milhares de pessoas e que contou, até mesmo, com a presença do grupo Blue Man, famoso pelas propagandas da TIM.
A breve história da Arena do Grêmio
Como já destacado anteriormente, a história da Arena do Grêmio começa bem antes de 2012. Já no início dos anos 2000, o clube começou a visualizar propostas para a construção de uma nova casa. No entanto, foi em 2006 que as coisas realmente começaram a se tornar mais concretas, quando realizou-se os estudos de viabilidade.
Desde o início, o objetivo do Grêmio com a sua arena era a construção de um estádio autossustentável. A meta vai de encontro com a situação do clube que, dona do Olímpico Monumental, sofreu com o fato do estádio não cumprir os padrões da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Inicialmente, chegou-se a cogitar veementemente a ideia de realizar uma grande reforma no Olímpico Monumental. No entanto, percebeu-se que financeiramente não seria interessante – e nem mesmo em termos de resultados para os torcedores. Sendo assim, o clube decidiu que iria começar a construção de uma nova casa do zero: e assim nasceu a Arena Grêmio.
Finalizados os processos, licitações e apoios para viabilizar a construção, foi dado o start nas obras da Arena Grêmio em setembro de 2010. Houve, até mesmo, uma cerimônia para esse anúncio, o qual envolveu uma carreata que saiu diretamente do estádio Olímpico e, até mesmo, a transferência de um pedaço de grama da primeira casa gremista para a nova arena do clube.
Grandes partidas disputadas na Arena do Grêmio
Apesar de ter sido construída a tempo da Copa do Mundo de 2014, a Arena do Grêmio acabou não sendo relacionada para a competição. Isso não significa, no entanto, que ela tenha deixado de sediar grandes disputas e confrontos – muito pelo contrário, como você verá logo a seguir.
Em quase uma década de existência, a Arena do Grêmio já foi palco de grandes partidas. Desde então, já ocorreram 19 grenais entre as duas equipes no estádio. A primeira vez que o Tricolor Gaúcho foi campeão em sua nova casa foi em 7 de dezembro de 2016, quando o clube empatou em 1 a 1 com o Galo e garantiu o título da Copa do Brasil.
A Arena do Grêmio também já foi palco para importantes confrontos da seleção brasileira. Em 2017, o Brasil venceu o Equador por 2 a 0 em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Já em 2019, a seleção canarinha ganhou do Paraguai nos pênaltis em Porto Alegre e avançou para as semis da Copa América.
Dentre as partidas marcantes realizadas na Arena do Grêmio está, também, a goleada que o Tricolor Gaúcho aplicou sobre o Internacional em 2015, Na ocasião, no dia 9 de agosto, o Grêmio recebeu o Colorado pelo Brasileirão e venceu por 5 a 0, com gols de Giuliano (hoje no Corinthians), Luan (duas vezes), Fernandinho e Réver.
Detalhes e curiosidades da Arena do Grêmio
Tido como o sétimo maior estádio de futebol do Brasil, a Arena do Grêmio foi avaliada no Sisbrace, sistema de avaliação de estádios de futebol idealizado pelo Ministério do Esporte, como nota máxima em todos os aspectos. O estádio possui, hoje em dia, capacidade para 55.662 pessoas.
O público recorde da Arena do Grêmio aconteceu justamente no dia em que o clube conquistou o seu primeiro título na nova casa. Em 7 de dezembro de 2016, 55.337 pessoas compareceram ao estádio para assistir a final da Copa do Brasil contra o Atlético Mineiro.
O maior artilheiro gremista da Arena do Grêmio é ninguém mais ninguém menos do que Diego Souza, jogador que chegou em 2020 ao clube e segue até hoje representando-o. Com a camisa do Tricolor Gaúcho, em casa, o atacante marcou 46 gols – três a mais do que o segundo colocado nesse critério, Everton Cebolinha.