Não é segredo para ninguém que poucos países no mundo respiram futebol como a Inglaterra. A festa do torcedor inglês em suas dezenas de estádios monumentais é gigantesca, digna de turismo e cenas de cinema – principalmente em decisões. E, nesse contexto, talvez nenhum estádio de lá seja tão apreciado quanto o Wembley Stadium.
O Wembley Stadium é nada mais nada menos do que o estádio nacional da Inglaterra, a casa da seleção inglesa de futebol em suas mais diversas disputas. Tido como o segundo maior estádio da Europa e o maior de todo o Reino Unido, ele possui uma história que se aproxima dos 100 anos.
Isso porque, quando falamos em estádio de Wembley, não temos como não traçar um paralelo de “antes e depois”. O Wembley Stadium, nos moldes como conhecemos hoje em dia, surgiu há pouco tempo. Ele começou a ser construído em 2003 e foi inaugurado em 2007, há menos de duas décadas.
No entanto, as origens desse local é que são realmente centenárias. O espaço foi construído justamente no lugar onde estava localizado o antigo Estádio de Wembley, também chamado de Empire Stadium. Inaugurado em 1923, esse foi o primeiro passo de uma gigante arena esportiva.
A história do Wembley Stadium
O antigo estádio de Wembley foi construído sob o nome de British Empire Exhibition Stadium, a mando de Sir Robert McAlpine, com o objetivo de servir para a exposição do Império Britânico. Sendo assim, inicialmente, a ideia é de que o local fosse demolido assim que as exposições terminassem – mas não foi isso que aconteceu.
Um empresário chamado Arthur Alvin comprou o estádio, o qual foi ampliado e aberto ao público no exato dia de 28 de abril de 1923. Foi então que, em 1934, foi construída a Arena Wembley, uma extensão do estádio, para exposições, competições de natação e muito mais. O local original, então, passou a ser voltado para o futebol.
Por décadas, antes de ser demolido e construído o Wembley Stadium, o estádio foi referência na sede de jogos de futebol na Inglaterra. Até o ano de 2000, todas as finais da Copa da Inglaterra aconteceram lá, assim como a própria Liga Amadora e a Copa da Liga Inglesa. O espaço, inegavelmente, respirava futebol.
A ligação entre o futebol e o antigo estádio de Wembley aconteceu logo no primeiro jogo disputado naquele solo. Trata-se da final da Copa da Inglaterra, em uma partida entre Bolton Wanderers e West Ham que ficou conhecida como a White Horse Final, tendo o segundo maior recorde de torcedores presentes da história: 127 mil.
O novo Wembley Stadium
No início da década de 2000, o antigo estádio de Wembley foi demolido para a construção do novíssimo Wembley Stadium. O objetivo da renovação foi justamente a possibilidade de abrigar uma maior quantidade de torcedores não apenas em competições de futebol como, também, atletismo, rúgbi e por aí vai.
E seguindo a tradição do antigo estádio, o Wembley Stadium continuou sediando a disputa da final da Copa da Inglaterra. A primeira decisão realizada no local foi justamente em 2007, ano de inauguração do local. No entanto, essa não foi a única competição disputada na casa inglesa do futebol.
Grandes jogos disputados no Wembley Stadium
Se formos levar em consideração a sua antiga “versão”, o Wembley Stadium já foi palco até mesmo de uma final de Copa do Mundo. Isso ocorreu em 1966, justamente no Mundial da Inglaterra, quando os ingleses venceram a Alemanha por 4 a 2 e conquistaram a primeira taça do mundo da sua história.
Depois da nova construção, o Wembley Stadium já foi, inclusive, palco da final da Liga dos Campeões. Isso aconteceu em duas oportunidades: em 2011, quando o Manchester United acabou derrotado por 3 a 1 para o Barcelona e, também, em 2013, quando o Bayern de Munique venceu por 2 a 1 o Borussia Dortmund.
Apesar de nunca ter recebido uma Copa do Mundo, o Wembley Stadium sediou diversas partidas de futebol durante os Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Desde então, tem sido sempre a casa da Inglaterra em jogos oficiais.
Detalhes e curiosidades sobre o Wembley Stadium
Localizado no subúrbio de Londres, mais precisamente no Wembley Park, o Wembley Stadium tem uma capacidade total para 90 mil torcedores. Administrado pela The Football Association, a entidade máxima do futebol na Inglaterra, o espaço é dono de alguns recordes tanto quanto diferentes.
Um deles é o fato de que o Wembley Stadium é o estádio com a maior quantidade de banheiros do mundo: 2.618, ao todo. Além disso, é palco de shows gigantescos como, por exemplo, o realizado pela Adele em junho de 2017, o qual foi assistido presencialmente por 98 mil pessoas.