Os sites de apostas explodiram em solo brasileiro nos últimos anos. Não à toa, estão totalmente inseridos no nosso futebol, não apenas entre os torcedores, mas entre os clubes, os quais estampam as camisas. A parte mais surpreendente, no entanto, é de onde eles vêm.
Um levantamento feito pelo “UOL Esporte” mostrou que, dos dez sites que patrocinam times da Série A do Campeonato Brasileiro, sete estão registrados na Ilha de Curaçao, que fica no caribe, e outros três na Ilha de Malta, que fica na Europa. Ambos os países são paraísos físcais.
“Todas as grandes casas de apostas que exploram o mercado brasileiro operam do exterior, em países que a prática é devidamente regulamentada, como Malta e Curaçao, por exemplo. Onde, inclusive, os custos operacionais e taxas governamentais são considerados baixos“, disse o advogado Eduardo Diamante Teixeira, em entrevista ao “UOL Esporte”.
Dos 20 participantes da primeira divisão do futebol brasileiro, 19 possuem contrato com sites de apostas, que ocupam o local de patrocínio máster em 12 equipes. Apenas o Cuiabá não possuí nenhum acordo com casas de apostas.
Vale lembrar que o Palmeiras tem acordo com a Betfair para o time feminino. No masculino, a Crefisa e a FAM são os principais patrocinadores. Mesmo assim, o clube ainda recebe dinheiro proveniente desses sites.
Por fim, uma Medida Provisória que regulariza os sites de apostas deve ser lançada pelo Ministério da Fazenda em breve. As casas deverão ter sede no Brasil para seguir operando legalmente e terão que se enquadrar em alguns requisitos para patrocinarem os clubes de futebol.