Você sabia que Maradona ajudou na criação da Liga dos Campeões?

O início da Super League em 2021, encabeçada por Florentino Perez, presidente do Real Madrid, não contou com um convite para o Napoli, atual campeão italiano. No entanto, essa falta de convite foi transformada em oportunidade política pelo proprietário do Napoli, Aurelio De Laurentiis. Na época, a Serie A estava em negociações com a empresa de Private Equity CVC sobre a criação de uma empresa de mídia para melhorar a venda de seus direitos de transmissão de TV pelo mundo.

De Laurentiis se opôs à ideia, considerando que ceder uma porcentagem da receita futura em troca de uma injeção instantânea de dinheiro após os danos financeiros causados pela pandemia da Covid-19, era uma má ideia. Foi nesse cenário que De Laurentiis aproveitou a oportunidade para desferir um golpe político.

O proprietário do Napoli aproveitou a ambição de Andrea Agnelli, então presidente da Juventus e da Associação de Clubes Europeus (ECA) de lançar uma Super League com Perez para atrapalhar o acordo da CVC. O acordo incluiria uma cláusula anti-Super League, que estipulava que a competição paralela ameaçava o valor dos direitos que a CVC esperava aumentar.

Resultado das Jogadas Políticas e Futuro do Futebol

Embora Perez e De Laurentiis tenham discordado sobre a Super League, acreditam que poderiam gerir o futebol europeu muito melhor do que a UEFA. De Laurentiis propôs uma alternativa à Champions League, sugerindo a criação de uma liga europeia com os seis melhores times das cinco principais ligas. Já Perez insistia que a ideia da Super League salvaria o futebol, já que triplicaria ou quadruplicaria a receita dos clubes.

Com as conversas sobre essas novas ligas, a UEFA foi pressionada a reformular e expandir a Champions League a partir da próxima temporada. Esses eventos ilustram a influência que Napoli e Real Madrid têm na evolução do futebol europeu.

As Miradas Históricas da UEFA

A disputa entre Napoli e Real Madrid na década de 1980 já provocava críticas à UEFA. Em 1987, o Napoli enfrentou o Real Madrid na primeira fase da antiga European Cup. Essa partida ficou marcada por violência e insultos, levando a UEFA a proibir a presença de torcedores no estádio para o jogo seguinte. Já na autêntica linguagem do futebol, Napoli tentou uma virada contra o Real Madrid, mas não alcançou o resultado esperado.

Essa década de 1980, com a linguagem de Perez e Agnelli em 2021, lembra a época em que Berlusconi, um visionário não só no populismo, reconheceu o potencial de negócios dentro do futebol. Essas experiências moldaram o jogo como é hoje e sua posição no entretenimento e na mídia.

As Mudanças Futuras para a Champions League

A principal mudança para a próxima temporada da Champions League é a expansão de 32 para 36 times. Apesar dessas reformas, é provável que os projetos de Super League continuem sendo discutidos. Outro aspecto importante para Perez e De Laurentiis considerarem é a crescente disparidade financeira entre a Premier League e o restante do futebol europeu.

Esse será um desafio para o futuro da Champions League, uma vez que os clubes ingleses estão ganhando muito mais dinheiro que seus contrapartes no continente. Portanto, para Perez e De Laurentiis, eles têm muito a considerar durante o almoço, incluindo o legado de Napoli vs Madrid como o jogo que criou a Champions League.