A Federação Boliviana de Futebol (FBF) anunciou que planeja transmitir, ao vivo e com exclusividade, os nove jogos de sua seleção como mandante nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 por meio de um canal próprio nas redes sociais, denominado “Canal do Futebol Boliviano”.
Essa decisão acrescenta mais um capítulo à complexa situação envolvendo a venda dos direitos de transmissão da competição, o que tem impactado os jogos da Seleção Brasileira em território adversário.
Até o momento, nenhuma emissora ou plataforma adquiriu os direitos de transmissão dos nove jogos do Brasil como visitante no torneio, o que os coloca em uma situação de incerteza, também conhecida como “no escuro”, termo usado para eventos que ficam sem cobertura audiovisual em determinadas regiões.
Por outro lado, os nove jogos do Brasil como mandante nas Eliminatórias foram comprados pelo Grupo Globo, para todas as plataformas disponíveis (TVs aberta e fechada, além de streaming). Entretanto, os jogos como visitante ainda não foram adquiridos por nenhuma empresa.
A razão para essa situação complexa se deve ao fato de que o direito de transmissão pertence à federação anfitriã, sendo necessário negociar separadamente com cada entidade filiada à Conmebol, incluindo as nove seleções, além do Brasil.
A federação boliviana optou por tratar individualmente seus jogos em casa, não aceitando a oferta feita pela agência Mediapro, que intermediaria a negociação com emissoras e plataformas interessadas. Essa oferta envolveria os direitos de transmissão dos jogos da Bolívia em casa por US$ 7,2 milhões (R$ 34 milhões), valor que não foi aceito.
Dessa forma, a FBF decidiu seguir o caminho de transmitir seus próprios jogos em um canal próprio. No entanto, ainda não está claro se os espectadores teriam que pagar para assistir às partidas ou se as imagens seriam disponibilizadas gratuitamente, sendo a remuneração obtida por meio de patrocinadores.