O jogador do Real Madrid, Vinicius Jr, está mais uma vez no centro de uma polêmica de abuso racial. O atleta, que sofreu abusos durante uma partida da LaLiga no Estádio Mestalla, em Valência, em maio de 2023, foi acusado pelo jornal local de Valência de mentir sobre o ocorrido.
O jornal comparou o jogador a Pinóquio, o famoso personagem fictício conhecido por sua longa mandíbula que cresce com suas mentiras. De acordo com a publicação, as acusações de Vinicius estão prejudicando a imagem do clube e dos torcedores de forma injusta.
Vinicius Jr testemunhou no julgamento de três torcedores acusados de abusá-lo racialmente. Ele apontou os responsáveis pelas ofensas discriminatórias nas arquibancadas. O Valencia exigiu que Vinicius retratasse o que chamou de “mentira infundada” de que os torcedores de Valência são geralmente racistas. O jornal Super Deporte também chegou a colar o nariz do personagem Pinóquio na foto do jogador, reforçando a acusação de que as alegações do astro são falsas.
Continuação das Acusações
Os ataques ao jogador, de apenas 23 anos, não pararam por aí. A manchete do mesmo jornal continuou: “Muito farto de Pinóquio”. Eles alegaram que “o show e as mentiras de Vinicius continuam a prejudicar injustamente a imagem do Valencia CF e todos os seus fãs”.
Existem ainda outros incidentes recentes envolvendo Vinicius Jr e alegado racismo. O jogador chegou a elogiar o Sevilla por agir rapidamente para expulsar e denunciar um torcedor que supostamente o abusou racialmente no mês passado.
Após o incidente, o Valencia foi obrigado a jogar com parte de seu estádio fechado e uma multa de 40.000 libras. Em resposta ao veredito, Valencia chamou a sanção de ‘injusta e desproporcional’ e disse que lutaria contra as ‘calúnias’ no clube e em sua base de fãs, através do técnico Ruben Barajas. Apesar da acusação, o clube rapidamente identificou os torcedores que atualmente estão sendo julgados em Madrid, mas continua a desviar o foco de todos os torcedores no estádio naquele dia.