A temporada de 2023 chega definitivamente ao fim, encerrando um ano nitidamente conturbado para a Seleção Brasileira, que atuou em nove jogos e completou um desempenho inferior ao esperado após a Copa do Mundo de 2022. Nem mesmo Neymar e Vinícius Júnior, grandes destaques da equipe, alcançaram os números esperados, longe da artilharia do Brasil.
A primeira posição da lista ficou com Rodrygo, do Real Madrid, da Espanha. Revelado pelo Santos, o jogador conseguiu balançar as redes em três oportunidades com a camisa da Seleção Brasileira, encerrando os compromissos como o atleta que mais garantiu gols em 2023. Assim, marcou na vitória do Brasil contra a Guiné por 4 a 1 e fez dois gols na vitória diante da Bolívia por 5 a 1.
Na segunda posição, por exemplo, estão Neymar e Marquinhos, contando com dois gols marcados por cada um. Os dois tentos marcados pelo atacante foram diante da Bolívia, enquanto o zagueiro marcou na derrota por 4 a 2 diante Senegal e na vitória do Brasil por 1 a 0 diante do Peru. Os números coletivos também não conseguiram surpreender o torcedor, especialmente na reta final.
Seleção Brasileira terá que buscar a virada de chave para 2024
Após a primeira e segunda posição, todos os seguintes jogadores balançaram as redes uma vez pela Seleção Brasileira em 2023: Casimiro, Joelinton, Militão, Vinícius Júnior, Paquetá, Raphinha, Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli. Na temporada, a equipe contou com nove compromissos, balançando as redes 15 vezes e seguindo na 6ª posição na tabela das Eliminatórias sul-americanas.
Até o momento, a Seleção Brasileira conquistou sete pontos, contando com três derrotas, duas vitórias e um empate. Além das seis partidas, o Brasil ainda foi derrotado no primeiro amistoso da temporada, em confronto com o Marrocos; conquistou uma vitória contra Guiné por 4 a 1; e sofreu nova derrota, para Senegal, por 4 a 2. Para 2024, a equipe terá que definir o treinador oficial.