Poucos imaginariam que a vida de Pepê, ex-Grêmio, mudaria completamente após o então atacante passar a atuar na lateral-direita. O jogador passou a ter mais oportunidades no Porto e hoje está na mira do Tottenham e de outras seleções.
Segundo informações do “UOL Esporte”, o time da capital inglesa avançou com uma proposta de 45 milhões de euros (cerca de R$ 237 milhões) pelo jogador de 26 anos. O Porto, por outro lado, recusou a investida e deve fazer jogo duro para liberar o agora lateral.
As grandes atuações de Pepê, inclusive, fizeram com que Sérgio Conceição, técnico dos Dragões, pedir o seu nome dentre os convocados da Seleção Brasileira, que começa sua participação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
“Se eu fosse treinador do Brasil, o Pepê seria o meu lateral. O Pepê, além de ser muito versátil, é inteligente. Tem características únicas. É muito forte tecnicamente, fisicamente é muito rápido e depois associa essa inteligência a todas as características que tem. Isso faz dele um jogador excepcional“, ressaltou.
A mudança de posição de Pepê, ex-Grêmio, no Porto
O atacante alternou entre bons e maus momentos durante suas primeiras temporadas no time português. Sem ter muito rendimento no último terço, optou por tentar atuar num setor mais recuado, onde tivesse um equilíbrio nas dedicações ofensivas e defensivas.
Com isso, uniu o útil ao agradável e despontou como um dos destaques do time. Em 2022/23, por exemplo, contribuiu com cinco gols e dez assistências em 55 partidas.
As boas atuações levaram a Seleção do Paraguai a lhe oferecer um convite para se naturalizar, mas este foi recusado. Agora é a Federação Italiana que busca ter o jogador em seu elenco. As conversas estão em andamento e ainda não há uma decisão oficial.