A FIFA anunciou após congresso, na última terça-feira (14), o novo formato do Mundial de Clubes, que passa a valer a partir de 2025. Confira como fica a nova competição.
O número de clubes passa de sete (campeões continentais e mais o campeão nacional do país-sede do torneio) para 32. De acordo com o comunicado, todas as mudanças foram tomadas tendo como base métricas e critérios objetivos. Confira a distribuição das vagas por continente:
- AFC (Ásia): 4
- CAF (África): 4
- Concacaf (América do Norte e Central): 4
- Conmebol: 6 (América do Sul)
- OFC (Oceania): 1
- Uefa (Europa): 12
- País-sede do torneio: 1
A entidade máxima do futebol ainda não definiu quem será o primeiro país a receber o torneio nesse novo formato. Também vale lembrar que o Mundial de Clubes, a partir de 2025, será realizado de quatro em quatro anos, assim como a Copa do Mundo de Seleções.
Por fim, também não foi divulgado como será o formato deste novo Mundial. A tendência é que seja por grupos.
E a próxima edição do Mundial de Clubes?
A FIFA também anunciou que edição de 2023 vai continuar com sete equipes e será realizada na Arábia Saudita, entre os dias 12 e 22 de dezembro deste ano. A continuação desse molde para 2024, no entanto, é incerta.
Real Madrid conquistou o Mundial de 2022
No último sábado (11), o Real Madrid venceu o Al-Hilal, da Arábia Saudita, por 5 a 3 e venceu o torneio pela quinta vez. No total, já são oito títulos, se levar em conta a Copa Intercontinental, que reunia apenas o campeão da UEFA e o da Conmebol.