O Vasco decidiu melhorar seu diálogo com o Flamengo em meio à disputa pela utilização do Maracanã. O Rubro-Negro é o clube permissionário do estádio no Termo de Permissão de Uso (TPU) que foi renovado para a dupla Fla-Flu.
Em contrapartida, o Cruz-Maltino se distanciou do Fluminense, tendo em vista as decisões do Tricolor para o clássico entre eles pela 4ª rodada do Brasileirão.
Relação entre Vasco e Flamengo
O Vasco fechou um acordo com o Flamengo para que os dois jogos entre as equipes pelo Brasileirão sejam realizados no Maracanã com renda e público divididos. Além disso, o acordo prevê que os setores leste e oeste tenham torcida mista — o que não aconteceu na partida contra o Fluminense.
Com esse acordo, o Cruz-Maltino concordou em não tentar utilizar o Maracanã na partida contra o Santos no próximo domingo (14). A partida contra o Peixe será realizada em São Januário.
Esse movimento de aproximação foi encabeçado pelo CEO do Vasco, Luiz Mello. Ele classificou como “boa” a relação entre ele e o presidente do Flamengo Rodolfo Landim.
A intenção do Cruz-Maltino é se aproximar do Rubro-Negro para tentar fazer parte da administração do Maracanã no futuro próximo. A concessão para administração do estádio foi renovada automaticamente para Flamengo e Fluminense, o que gerou discordância dos vascaínos.
O Vasco tentou convocar um chamamento público para tentar a concessão do Maracanã, mas Flamengo e Fluminense não aceitaram e a dupla Fla-Flu segue na administração do estádio. Vasco e Flamengo também possuem relação próxima devido à criação da Libra, uma liga para organizar a gestão do futebol brasileiro.