No dia 18 de janeiro de 2001, o Vasco da Gama se tornou destaque evidente na final da Copa João Havelange contra o São Caetano, no Maracanã, assim que pisou no gramado. Logo que a equipe carioca se apresentou para iniciar a partida, um grande choque tomou conta dos telespectadores que assistiriam ao jogo na Globo, já que o time entrou com a marca do SBT no uniforme.
Os detalhes da história foram revelados na série documental “A Mão do Eurico”, que está justamente no Globoplay. A série é responsável por mostrar imagens históricas, além de contar com a perspectiva de ex-jogadores, funcionários do clube e jornalistas. Eles revelaram que a logo do SBT na camisa foi uma completa surpresa, algo realmente inesperado, não só pelos torcedores.
“Quando a gente sai da sala de aquecimento do Maracanã e a gente chega para pegar a camisa, está aquele símbolo grandão do SBT. A primeira coisa em que a gente pensou foi que o Silvio Santos estivesse patrocinando e que a gente ia receber os salários atrasados”, diz Pedrinho, ex-meia e atual presidente do clube. A história criou inúmeras teorias à época.
Vasco deseja colocar imagem de Ratinho na camisa
Na Série, Euriquinho revela uma curiosidade importante, garantindo que o objetivo inicial não era colocar a logo do SBT na camisa. O principal intuito era contar com o Ratinho. “Tinha um bonequinho que tinha um bigodinho, igual ao do Ratinho. Era para botar esse bonequinho na camisa. Acabou que ele (Eurico) achou por bem ser o símbolo da SBT”, revelou.
Assim que o time pisou no gramado, em 18 de janeiro de 2001, a surpresa foi indescritível, até mesmo para os executivos do SBT, que não sabiam da possibilidade e não se tratava de nenhuma parceria. “Aqui dentro do SBT ninguém sabia. Foi uma surpresa total”, revela Fernando Pelegio, diretor da emissora à época.