O Vasco apresentou um projeto para voltar a disputar a Liga Futsal a partir de 2024. A ideia é montar um time competitivo e brigar pelo título e para isso, busca patrocinadores para captar recursos. Com o intuito de encontrar empresas, junto com o Governo do Rio de Janeiro, o cruzmaltino conseguiu uma isenção fiscal de R$ 3,345 milhões por ano para quem patrocinar.
Além disso, o plano é comprar uma vaga e participar já na próxima temporada, tendo inclusive tratativas com a Liga para a inserção do clube carioca no torneio. O projeto teve seu começo graças a iniciativa de Eduardo Cassiano, conselheiro do clube e também pré-candidato a presidência do Vasco, junto com grandes profissionais da área da lei de incentivos.
Cassiano falou sobre o projeto e se mostrou com grande expectativa para que conseiga os patrocínios e a vaga na Liga.
“Dentro do projeto, conseguimos contemplar a compra de uma vaga para o Vasco retornar à Liga Futsal, algo que tem um valor bem significativo. O planejamento é que o Vasco tenha um time digno dos tempos áureos no futsal, traga jogadores da seleção brasileira e dispute títulos. Não me recordo de o clube ter um projeto incentivado aprovado dessa magnitude”, disse Eduardo que complementou:
“Queremos mostrar que os esportes olímpicos e amadores são autossustentáveis e assim fortalecer o clube associativo, incluindo os esportes paraolímpicos. Agradeço ao presidente Jorge Salgado por ter me autorizado a desenvolver esse projeto, agora iniciaremos o processo de captação, que está bem adiantado com grandes empresas” completou o conselheiro.
A relação do Vasco com o futsal não é novidade, tendo o time já sido campeão em 2000 da Liga Nacional de Futsal e também a Taça Brasil. Além disso, a modalidade funciona como um grande celeiro de craques que foram revelados como por exemplo, Edmundo, Felipe, Pedrinho e Phillippe Coutinho, todos estes começaram no futsal do clube carioca.