Já faz décadas que o futebol europeu como um todo é considerado a elite do esporte, tanto em termos do nível dos campeonatos quanto das revelações. Com isso, mesmo aqueles clubes que nem sempre figuram na parte de cima das grandes competições possuem um público apaixonado, títulos empilhados e, principalmente, histórias magníficas para contar. E esse é justamente o caso do Valencia Club de Fútbol.
Tem alguns anos que o futebol espanhol é monopolizado por, basicamente, três grandes clubes: Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid. Mas mesmo os que não entram nesse chamado “top 3” da Espanha acabam fazendo sucesso e possuem uma grande relevância nacional, a exemplo do próprio Valencia.
O Valencia foi fundado no dia 18 de março de 1919, época em que o futebol começava a se estabilizar de forma mais constante em alguns países da Europa. A fundação ocorreu pelas mãos de um grupo de futebolistas que tinham o objetivo de criar um clube de futebol que pudesse representar a cidade de Valencia.
Isso porque, em 1919, a cidade estava “órfã” de um time próprio. O Club Valencia Fútbol havia sido extinto poucos anos antes. Com uma vaga em aberto, e o desejo de uma cidade que queria se sentir representada dentro do esporte, nasceu o Valencia Foot-Ball Club, um dos mais tradicionais da Espanha.
Da primeira partida aos primeiros anos do Valencia
O Valencia Club de Fútbol disputou a sua primeira partida logo no ano em que foi fundado, em 1919. O primeiro adversário do clube que carrega o nome da cidade espanhola foi o Ginástico. No estádio Castellón, a equipe estreante acabou perdendo pelo placar de 1 a 0 – mas isso não amedrontou o seu futuro.
Foi durante a década de 1920 que o Valencia começou a brilhar enquanto clube de futebol. Os primeiros times da equipe espanhola não vieram em nível nacional, mas sim em campeonatos referentes a região onde ela estava localizada. Em 1923, pela primeira vez, o time foi campeão do Campeonato Regional.
A conquista desta competição fez com que o Valencia pudesse participar, ainda naquele ano, pela primeira vez em sua história, da Copa do Rei, tradicional taça da Espanha, que seria algo semelhante à Copa do Brasil, para os brasileiros. A partir dali, o clube já começava a elevar o seu nome no cenário nacional.
Vale ressaltar que ainda naquele ano o Valencia inaugurou o seu estádio de futebol, o Mestalla, onde joga até os dias de hoje – obviamente, após várias reformas ao longo das décadas. A partida de inauguração da arena foi contra o Levante, em uma vitória dos donos da casa pelo placar de 1 a 0.
O Valencia ao longo dos anos
O fato é que os primeiros anos do Valencia foram marcados por uma série de altos e baixos. Em 1928, foi realizada a primeira edição da Liga Espanhola. A equipe, no entanto, não competiu na elite, mas sim na Segunda Divisão, depois de perder para o Racing Santander na pré-eliminatória e terminar em quinto colocado na tabela.
Os anos foram passando e a quantidade de títulos do Valencia foi se tornando escassa. Na temporada 1930-31, no entanto, a equipe conquistou o seu primeiro título nacional, o da Segunda Divisão do Campeonato Espanhol, a qual levou o clube para a disputa da elite. No entanto, ainda haveriam outros desafios.
Em 1934, por exemplo, o clube chegaria pela primeira vez à uma final da Copa do Rei. Apesar de ter ido muito longe, acabou perdendo para o Real Madrid, em uma partida disputada em Barcelona. Vale lembrar que, naquele período, a Espanha vivia em uma Guerra Civil – e o futebol não era necessariamente um primeiro plano.
Foi nos anos 1940 que o Valencia realmente alcançou um outro patamar enquanto clube de futebol. Por causa da ditadura de Francisco Franco, a equipe teve que castelhanizar o seu nome e passou a ser chamada de Valencia Club de Fútbol. Apesar das adversidades, aquele período ficou conhecido como a era de ouro do time.
Todos os títulos da história do Valencia
Em 1941, o Valencia conquistou o seu primeiro grande título, de real expressão: a Copa do Rei. O time venceu o RCD Espanyol e levou a taça para casa. No ano seguinte, em 1942, mais uma conquista simplesmente inesquecível: o primeiro Campeonato Espanhol. Finalmente, o sucesso havia chegado em Valencia.
Em mais de um século de história, o Valencia conquistou cerca de 20 títulos. Destes, cinco foram continentais, levando em consideração toda a Europa, e 16 nacionais. As taças se acumulam desde a década de 1920, ganharam força em 1940 e, recentemente, estiveram um pouco escassas – pode-se dizer assim.
O Valencia venceu a Segunda Divisão do Espanhol duas vezes (1930-31 e 1986-87); a Copa Eva Duarte e a Supercopa da Espanha uma vez cada (1949 e 1999, respectivamente), e oito Copas do Rei da Espanha – sendo a última, e mais recente taça da equipe, na temporada 2018-2019.
Ao longo da história, o Valencia venceu o Campeonato Espanhol seis vezes, sendo que três ocorreram na década de 1940 e, a última, na temporada 2003-04. Em nível continental, os títulos da equipe foram: uma Copa Intertoto da UEFA, duas Taça das Cidades com Feiras, duas Supercopa da UEFA, uma Recopa Europeia da UEFA e uma Liga Europa.
Os principais jogadores da história do Valencia
A história do Valencia, obviamente, também é marcada pela passagem de grandes jogadores de futebol. Em mais de um século de existência, o clube acumulou passagens marcantes, formações inesquecíveis e fez de alguns atletas verdadeiros ídolos do time que carrega o nome de sua cidade.
O maior jogador da história do Valencia é o espanhol Fernando Gómez. Foi ele quem por mais vezes vestiu a camisa do clube na história: 553 jogos, ao todo. Além disso, ele também é o quarto maior artilheiro da história do time, com 143 gols anotados. Em toda a sua carreira, ele jogou apenas e somente pelo Valencia.
Ricardo Arias também entra para a seleta lista dos principais jogadores da história do Valencia. Ele atuou pelo clube de 1976 a 1992 e é o segundo atleta que por mais vezes vestiu a camisa da equipe. Foram quatro títulos com o clube, além de toda uma relação construída para além dos gramados depois de sua aposentadoria.
Um dos ídolos mais recentes do Barcelona muito provavelmente é David Villa. O jogador que brilhou no Barcelona surgiu para o mundo, na verdade, no Valencia. Ele tem apenas um título com a equipe, mas ficou lá de 2006 à 2010 e foi um dos principais responsáveis por um período de ascensão do time.
Brasileiros que passaram pelo Valencia
Onde existe futebol, existe brasileiro. A história do Valencia também é marcada pela passagem de alguns jogadores nascidos no Brasil. O jogador Fábio Aurélio, revelado pelo São Paulo, foi um dos atletas que atuou por anos na equipe espanhola, participando inclusive da conquista da Liga Europa na temporada 03-04.
Ricardo Oliveira, ex-jogador do Santos, São Paulo e, mais recentemente, do Atlético Mineiro, também chegou a vestir a camisa do Valencia. O mesmo vale para o goleiro Diego Alves, que antes de chegar ao Flamengo havia passado nada mais nada menos do que seis temporadas como titular da equipe espanhola.