Alvo prioritário do Atlético para o ano de 2024, Gustavo Scarpa tem vivido altos e baixos desde que deixou o Palmeiras. Em 2022, o meio-campista foi laureado como o melhor jogador do Campeonato Brasileiro pelo alviverde, sendo parte fundamental da equipe campeã nacional.
Em 35 partidas disputadas na Série A daquele ano, contribuiu diretamente para 20 gols, marcando sete vezes e fornecendo 13 assistências. Após destacar-se em solo nacional, o meia transferiu-se para o Nottingham Forest, da Inglaterra.
Apesar de realizar o sonho de atuar no futebol europeu, Scarpa enfrentou dificuldades para se consolidar na Premier League, participando em apenas dez jogos na Inglaterra, sem marcar gol ou assistências. Sem espaço, Scarpa foi cedido por empréstimo ao Olympiacos, na Grécia.
Mesmo em uma liga considerada menos competitiva, o jogador não conseguiu assegurar a posição de titular, completando apenas uma partida inteira. Em 20 jogos pelo Velho Continente, o brasileiro não conseguiu marcar gols nem fornecer assistências.
Diante desse cenário, a possibilidade de um retorno ao futebol brasileiro surge como uma alternativa para a próxima temporada. Apesar de não ter se destacado na Europa, Scarpa foi um dos melhores meio-campistas do Brasil durante sua passagem pelo país com a camisa do Palmeiras.
Formado na base do Fluminense, o meia se destacou pelo clube carioca e transferiu-se para o Palmeiras em 2018, após obter rescisão contratual na Justiça devido à falta de pagamento de salários. Apesar de ter enfrentado momentos como reserva no clube paulista, desempenhou papel crucial em conquistas de títulos.