Urgente: Time é excluído da Copa do Brasil 2025 após reviravolta da CBF

A Copa do Brasil do próximo ano ainda está longe de começar, mas já vem gerando uma verdadeira polêmica. Acontece que a lista de participantes sofreu uma alteração por conta de uma análise feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Antes garantido na competição de mata-mata, o São Francisco-PA foi informado de que sua vaga seria repassada ao Águia de Marabá, pelo fato de que a equipe terminou em quarto no estadual. Remo, Paysandu e Tuna Luso são os outros times paraenses garantidos na competição.

O comunicado foi feito pela CBF e intermediado pela Federação Paraense de Futebol (FPF). O Águia queria sua vaga pelo fato de que o regulamento prevê que o quarto colocado do Campeonato Paraense teria vaga na Copa do Brasil. Enquanto isso, o São Francisco tinha a seu favor o vice-campeonato na Copa Grão-Pará. A CBF, então, lançou um comunicado, dando a quarta vaga para o Águia.

“A diretoria jurídica e Diretoria de Competições reiteram, com base nos regulamentos editados pela CBF e nos elementos fáticos já analisados anteriormente, que a distribuição de vaga para a Copa do Brasil 2025 deve seguir a classificação final do Campeonato Estadual Paraense de 2024 e não pode ser atribuída ao vice-campeão da Copa Grão-Pará 2024. Dessa forma, entende-se que a distribuição da vaga na Copa do Brasil de 2025 deve ser direcionada ao Águia de Marabá (4º colocado no Campeonato Estadual Paraense).”, informou a CBF.

Copa do Brasil de 2025

A competição segue com o seu tradicional formato e terá 92 clubes brigando pelo título no próximo ano. Na primeira fase, os mandantes serão os clubes com menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes e os visitantes jogam pelo empate para avançar de fase. Já a segunda fase, também em jogo único, terá os mandos definidos por sorteio e, em caso de empate, a vaga na Copa do Brasil será decidida nos pênaltis.

A partir da terceira fase, entram os 12 clubes classificados via Libertadores, Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e Série A do Brasileirão. Estes se juntam aos 20 clubes que avançarem na segunda fase e o sorteio define os confrontos. Os classificados serão definidos em partidas de ida e volta. O Flamengo é o atual campeão da competição.