Nesta terça-feira (10), o treinador Abel Ferreira foi julgado e punido com duas partidas de suspensão pela 2ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O comandante do Palmeiras foi julgado por conta de declarações na partida contra o Grêmio, pelo Brasileirão, onde ele incitou que houve “roubo” durante o duelo.
Antes do apito final, Abel Ferreira se dirigiu ao vestiário e disse para as câmeras de transmissão: “Isso é roubar! Isso é roubar!”.
O Palmeiras também recebeu uma multa de R$ 2 mil devido às declarações do técnico, que foi denunciado no âmbito do artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que trata da “conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”. O Departamento Jurídico do clube planeja contestar essa decisão.
Apoiando a sanção imposta a Abel, o procurador Marcos Souto Maior, do STJD, justificou que a advertência é essencial devido à reincidência do comportamento e à conduta inadequada para alguém que exerce a função de treinador de futebol. “O gesto é ainda mais sério do que as próprias palavras, realizar um gesto de roubo e apontar para a arbitragem é inaceitável”, afirmou o procurador.
Com a punição, o Abel Ferreira não irá comandar o Verdão nos duelos contra o Atlético-MG e Coritiba, ambas pelo Campeonato Brasileiro.
Barca com 5 jogadores pode deixar o Palmeiras na virada do ano
Após uma temporada decepcionante no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras planeja uma grande reformulação para 2024, considerando a saída de até cinco jogadores em dezembro. Jaílson e Marcos Rocha já estão praticamente confirmados para sair, enquanto Breno Lopes, Eduard Atuesta e Raphael Veiga também são cotados para deixar o clube.
A saída de jogadores indicaria uma mudança significativa, e a diretoria está de olho em Bruno Henrique, do Flamengo, como possível reforço para a próxima temporada.