O escândalo de arbitragem envolvendo o Barcelona chegou às mãos da UEFA. A entidade máxima do futebol europeu abriu uma investigação contra o clube espanhol no “Caso Negreira”.
De acordo com informações do “ge”, a UEFA entende que há provas suficientes para admitir que o seu regulamento foi violado e por isso decidiu abrir sua própria investigação.
Com isso, a entidade se junta ao Ministério Público de Barcelona, a La Liga e a Federação Espanhola para descobrir mais informações sobre o pagamento de 7 milhões de euros por parte do Barça a Dasnil 95, empresa que pertence a Enríquez Negreira, ex-vice-presidente do comitê de arbitragem da Espanha.
Há alguns dias o jornal espanhol “El Mundo”, divulgou notas de Negreira, onde foram feitas compras de “presentes” para árbitros com o dinheiro enviado pelo Barcelona.
A Justiça segue investigando o caso também para descobrir se o episódio se enquadra como criminosos, levando em conta o código penal da Espanha.
A denúncia do MP coloca o Barça como uma pessoa jurídica, os dirigentes e Negreira e classifica o caso como crime de corrupção entre particulares no domínio esportivo, administração desleal e falsificação de documento comercial.
Em crise política, o time Blaugrana volta a campo apenas no próximo dia 1 de abril, em razão da data Fifa. A equipe de Xavi Hernández enfrenta o Elche, fora de casa, às 16h (de Brasília), pela 27ª rodada do Campeonato Espanhol.
Neste momento, o Barça é o líder da competição com 68 pontos, 12 de vantagem para o Real Madrid, que é o vice.