O goleiro Emiliano Martinez, campeão do mundo com a seleção da Argentina na Copa do Mundo Catar 2022, parece não ter se contentado apenas com o gesto obceno praticado ao receber da Fifa a premiação de melhor goleiro do Mundial. O arqueiro argentino também se excedeu bastante na comemoração pelo título e tem sido alvo de críticas por conta de seu comportamento.
E um desses insatisfeitos é o técnico dele no Aston Villa, da Inglaterra, o espanhol Unai Emery, que afirmou recentemente que conversaria com Emiliano Martinez sobre seu comportamente recente. Mas para evitar qualquer tipo de atrito com o elenco, o treinador minimizou dizendo que o que acontece na seleção fica na seleção.
“Quando se sente emoções fortes, às vezes é difícil se controlar. Falarei com ele semana que vem sobre algumas dessas comemorações mas tenho que respeitar o que se faz quando se está com a sua seleção”, comentou Unai Emery em entrevista coletiva.
Depois do gesto polêmico na premiação após a grande final da Copa do Mundo, já na Argentina, durante o desfile dos campeões mundiais em Buenos Aires, o goleiro segurou um boneco com o rosto do atacante francês Kilian Mbappé, repetindo provocações, algumas novamente de baixo nível.
Em uma entrevista, o provocador goleiro, que costuma tentar tirar o foco dos batedores em disputas de pênalti, disse que o volante Aurélien Tchouaméni, que perdeu sua cobrança nas penalidades decisivas da Copa, “estava todo borrado”.
Franceses são os mais indignados com as atitudes recentes do goleiro da Argentina
Na França, que foi derrotada pela Argentina na decisão do Mundial e é um dos principais alvos das provocações do atleta, a repercussão do comportamento de Martínez foi grande e não ficou apenas nas palavras. O deputado francês Karl Olive disse que o goleiro argentino deveria perder a Luva de Ouro recebida no Catar.
“Por esse motivo, a Fifa deveria retirar seu título de melhor goleiro da Copa do Mundo. Nem tudo é permitido. Que imagem para o futebol”, escreveu o congressista em uma rede social, sobre a foto de Martínez fazendo um gesto obsceno com o troféu.