Em notícia que parece fugir completamente da realidade do esporte nacional, os torcedores do Kansas City Chiefs, que comparecem ao confronto que marcava -20°C, sem luvas, em janeiro de 2024, terão consequências completamente inesperadas devido a exposição à temperatura baixa. As pessoas acabaram sendo hospitalizadas, considerando o congelamento sofrido.
A situação se desdobrou na vitória dos Chiefs sobre os Dolphins por 26-7, no Arrowhead Stadium. Vale ressaltar que os torcedores acabaram sendo orientados a marcar amputações, levando em consideração a necrose dos tecidos. O procedimento foi recomendado para aproximadamente 70% dos pacientes atendidos pelo Grossman Brun Center, unidade de queimaduras do Research Medical.
Grande parte dos pacientes estavam no Arrowhead Stadium, na vitória dos Chiefs sobre o Miami Dolphins por 26-7, em confronto realizado no dia 13 de janeiro. Naquele momento, o duelo contava com as temperaturas mais baixas, desde a inauguração do estádio, em 1972. O fato impressionava, mas ainda não era possível entender a gravidade da situação.
Torcedores enfrentam tratamento após partida
Se 70% dos pacientes receberam a importante recomendação, os outros 30% estão enfrentando tratamento nas últimas semanas, contando com oxigenoterapia hiperbárica, com o intuito de submeter o paciente à inalação de oxigênio puro em uma pressão maior que a atmosférica. Mesmo com o tratamento, é possível que fiquem com sequelas.
“É um processo para a vida toda. Eles terão sensibilidade e dor para o resto da vida e estarão mais suscetíveis a queimaduras de frio. Por isso, estamos educando para que os torcedores se protejam do frio no futuro”. Vale ressaltar que foi o quarto jogo mais frio da história da NFL, ainda assim, recebendo uma quantidade impressionante de torcedores.