O Mundial de Clubes da Fifa tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil para os brasileiros, e o último a vencê-lo foi o Corinthians em 2012. Desde então, vários outros clubes do país tentaram a conquista, sem sucesso: Atlético-MG, Grêmio, Palmeiras duas vezes e Flamengo também em duas oportunidades. E se um brasileiro for mais uma vez o participante do torneio representando a Conmebol, terá pela frente o Manchester City com o artilheiro da Europa, além de Karim Benzema.
A edição 2023 do Mundial de Clubes será o último a ser disputado no formato usado há quase duas décadas. O atual modelo apresenta o caminho mais curto para um time brasileiro alcançar o título, porém, promete ser uma missão bem mais difícil para os brasileiros, se o representante sul-americano for uma equipe do Brasil.
Manchester City der Pep Guardiola vira uma pedra no sapato para o brasileiros. A equipe tem no comando um dos técnicos mais emblemáticos da história do futebol, com títulos, estilo de jogo encantador e de muito domínio sobres os adversários por onde passou. Além disso, tem no ataque Erling Haaland, o artilheiro da Europa, e Kevin De Bruyne na armação, sendo o principal “garçom” do futebol europeu na temporada.
Além do alto nível técnico técnico que o Mundial de Clubes 2023 terá, o campeão da Libertadores não terá tempo hábil de preparação. Apenas o vencedor do torneio da Conmebol garante vaga na competição da Fifa, e o nome do representante sul-americano só será conhecido em 4 de novembro, enquanto o Mundial terá seu pontapé inicial no dia 12 de dezembro.
O Corinthians foi o último time a vencer o Mundial de Clubes sem ser uma equipe europeia, quando superou o Chelsea em 2012. Ou seja, os últimos 10 campeões foram do Velho Continente.
Classificados ao Mundial de Clubes da Fifa 2023
Seis dos sete participantes do torneio já foram definidos. E a América do Sul é o único continente que ainda não definiu seu participante.
Os já classificados são Manchester City (ING), Urawa Red Diamons (JAP), Al Ahly (EGI), León (MEX), Auckland City (NZL) e Al-Ittihad (ARA). O último, acabou de assegurar a contratação do ídolo do Real do Madrid, Karim Benzema.