Time Sul-Americano supera Palmeiras e vira máquina de revelar talentos

O Independiente del Valle, do Equador, tem sido um dos destaques do futebol sul-americano nos últimos anos. A equipe de Sangolquí, na região metropolitana de Quito, tem revelado jogadores que ganharam visibilidade na Europa e que atuam no selecionado equatoriano. A jovem equipe, de apenas 66 anos de história, tem disputado com o Palmeiras entre os times que mais formam jogadores. 

Enquanto o clube alviverde paulista tem como principais revelações jogadores como o volante Danilo, do Nottingham Forrest, e os atacantes Gabriel Jesus, do Arsenal, e Endrick, do Real Madrid, o time equatoriano produziu atletas como o volante Moisés Caicedo, o zagueiro Willian Pacho e o meia Kendry Páez, do Chelsea, o lateral-esquerdo Piero Hincapié, do Bayer Leverkusen, além do ponta Kenny Arroyo, do Besiktas, da Turquia. 

Além de formar jogadores com alto potencial, o Independiente del Valle também tem em seu histórico conquistas internacionais, superando até mesmo equipes brasileiras de muita tradição, como Flamengo e São Paulo. Os equatorianos conquistaram a Copa Sul-Americana em duas oportunidades, nas temporadas de 2019 e 2022 e a Recopa Sul-Americana, em 2023. 

Palmeiras continua sendo um dos clubes que mais revela jogadores na América do Sul 

Mesmo tendo sido superado pelo Independiente del Valle entre as equipes que mais formam e vendem atletas para a Europa, o Palmeiras continua revelando jogadores. Após vender Endrick para o Real Madrid, o Verdão trouxe mais uma revelação vinda das suas categorias de base. Trata-se do meia-atacante Estêvão. 

O camisa 41 iniciou sua trajetória profissional em janeiro do ano passado, com apenas 16 anos de idade e recebeu a bola de ouro, principal nomeação da Bola de Prata, evento que premia os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro. Estêvão já foi contratado pelo Chelsea e se encaminha para Londres após a disputa do Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, entre junho e julho.