Após a mudança no regulamento da Copa do Brasil que permitiu os classificados à Libertadores pularem as primeiras fases da competição em 2013, ficou difícil para times menores avançarem no torneio mais democrático do país.
No entanto, algumas zebras já marcaram a história da competição. Em 22 de junho de 2005, o Paulista de Jundiaí conquistava a Copa do Brasil em cima do Fluminense, após empate sem gols em São Januário e ganhou a vaga para a Libertadores em 2006.
Confira detalhes da campanha
Para chegar ao tão sonhado título, o Paulista precisou derrubar gigantes na campanha. Começou derrotando o Juventude e depois despachou o Botafogo em pleno Maracanã. Em seguida, venceu o Internacional na disputa de pênaltis. Nas quartas, o time de venceu o Figueirense, até eliminar o Cruzeiro nas semifinais.
Na decisão, o primeiro jogo contra o Fluminense foi marcado por tensão. Os gols saíram apenas no segundo tempo e o Paulista saiu do primeiro jogo vencendo por 2 a 0. O time de Jundiaí conseguiu segurar a vantagem na volta, em São Januário – já que o Maracanã estava interditado – e garantiu o título mais importante de sua história.