O Red Bull Bragantino afastou o zagueiro argentino Kevin Lomónaco do elenco nesta quarta-feira (19). O jogador é um dos alvos da operação “Penalidade Máxima”, conduzida pelo Ministério Público de Goiás, que investiga manipulação de resultados.
A operação investiga a manipulação de resultados em seis partidas do Brasileirão 2022 e jogos de alguns campeonatos estaduais do ano passado. Kevin também não deve participar dos treinos e atividades da equipe durante as investigações.
Afastamento e manipulação de resultados
O zagueiro é investigado por supostamente ter aceitado dinheiro de um apostador para tomar um cartão amarelo na partida entre Bragantino e América Mineiro na 36ª rodada do Brasileirão do ano passado. O argentino foi um dos atletas amarelados no jogo.
Equipes do Gaeco e do Batalhão de Choque da Polícia Militar estiveram na casa de Kevin, localizada em um condomínio em Bragança Paulista, na manhã de ontem (18). As autoridades fizeram revistas na residência e no carro do jogador.
A operação “Penalidade Máxima” teve início em fevereiro deste ano e investiga possíveis esquemas de manipulação de resultados feitos por apostadores esportivos. Segundo informações, os aliciadores ofereciam entre R$ 50 e R$ 100 mil para jogadores fazerem um determinado lance em campo, como tomar um cartão amarelo.
Isso beneficiaria os aliciadores em apostas esportivas, de modo que eles lucravam mais a partir do resultado pré-combinado. O MP de Goiás já expediu mais de 20 mandados de busca e apreensão em 16 cidades de seis estados.
Os advogados de Kevin estão cientes da investigação e trabalham na defesa do atleta. Em nota, o Bragantino se pronunciou sobre a situação:
“O Red Bull Bragantino tomou conhecimento da operação envolvendo esquemas de manipulação em jogos da Série A do Brasileiro e de campeonatos estaduais, e da presença de um atleta do elenco entre os investigados.
O clube tem tolerância zero com qualquer atitude que possa ferir a idoneidade do esporte e vá contra os valores e dignidade de todos que vestem as cores do Red Bull Bragantino.
Nos colocamos à disposição das autoridades durante a investigação e trataremos internamente a situação legal envolvendo o atleta.”