Entre as inúmeras regras que compõe o futebol em todo o mundo, um clube da terceira divisão da Suécia decidiu encontrar uma brecha e gerar questionamentos. O Torns IF encontrou na lei do impedimento, um detalhe que precisou ser encaminhado à IFAB, associação que regula as regras do futebol. A entidade comentou que terá que estudar novamente os documentos.
Para questionar o detalhe, Torns leva em consideração a página 93 do livro oficial de regras do futebol. Ali, as regras apontam que para considerar um impedimento, é preciso analisar “o primeiro ponto de contato da jogada ou o toque na bola”. Assim, levando ao pé da letra, a equipe divulgou um vídeo nas redes sociais, contando a sacada do time comandado por Adam Olafsson.
Na gravação, o treinador aparece orientando o elenco a segurar a bola quando um companheiro está atrás dele. Logo, com a bola ainda ao seu domínio, o outro jogador pode avançar por trás dos defensores. Consequentemente, no pensamento do grupo, Olafsson solta a bola, sem fazer um novo toque. Foi necessário que a equipe procurasse a IFAB.
Equipe questiona momento do impedimento
O objetivo é encontrar uma explicação e buscar alguma confirmação sobre a teoria criada. O desejo é encontrar justamente “uma confirmação se a jogada estava de acordo com as regras do jogo”. Com a curiosidade que despertou entre os torcedores, a equipe compartilhou a troca de mensagens e a declaração da associação. “Em termos do espírito da Lei, isto é obviamente impedimento”, inciou.
Em seguida, a IFAB completou: “em termos da Lei em concreto, o ‘balançar’ da bola no pé é uma jogada diferente do momento que dá à bola impulso para se mover”. O clube ainda respondeu: “É justo, concordamos que podem ser duas jogadas distintas”, e questionou: “em que momento deve então ser considerado o primeiro ponto de contato?”