Seis jogos do Brasileirão Série A do ano passado estão sob suspeita de manipulação na Operação Penalidade Máxima. As investigações seguem em andamento e muitos se questionam se, caso as manipulações forem comprovadas, a classificação da competição poderia ser alterada.
De acordo com Marcel Belfiore, sócio do Ambiel Advogados, e advogado especializado em Direito Desportivo, a tabela pode ser sim ser contestada se as investigações concluírem que houve de fato esquema de apostas nestas partidas que estão sob análise.
“Com as informações divulgadas do caso até o momento, são manipulações que não envolvem necessariamente o resultado final da partida. Às vezes foram um escanteio sucedido, ou um amarelo que foi recebido. São atos que talvez não tenham impactado diretamente o resultado da partida. Se ao longo das investigações for constatado que as manipulações alteraram os resultados da partida, seria possível sim, contestá-la“, diz Belfiore em entrevista ao portal “Lance!”.
Apesar disso, o advogado afirma que a possibilidade de uma mudança realmente vir a acontecer é remota devido aos prazos para contestações previstos nos regulamentos de competições da CBF.
“Mas, como as regras das entidades esportivas preveem que impugnações de partidas tem prazos para acontecer, ou se os órgãos judicantes entenderem que isso alteraria sobremaneira uma competição já resolvida, com consequência em cadeia que podem ser desastrosas, como por exemplo, alteração de critérios de classificação para outras competições, ou premiação em dinheiro para os clubes, é possível que isso se converta em alguma maneira em perdas e danos. Isso tudo vai depender das investigações, se for comprovado que os atos de manipulação intervieram no resultado“, pontua.
Jogos do Brasileirão Série A que estão sob suspeita de manipulação
- Santos 1×1 Avaí – atleta do Santos assediado para levar cartão amarelo
- Bragantino 1×4 América-MG – atleta do Bragantino assediado para levar cartão amarelo
- Goiás 1×0 Juventude – dois atletas do Juventude assediados para levar cartão amarelo
- Cuiabá 1×1 Palmeiras – atleta do Cuiabá assediado para levar cartão amarelo
- Botafogo 3×0 Santos – atleta do Santos assediado para levar cartão vermelho
- Palmeiras 2×1 Juventude – atleta do Juventude assediado para levar cartão amarelo