Sonho de muitos torcedores foi pedido pela CBF e Fifa disse NÃO

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pediu a FIFA que liberasse os áudios do VAR nos estádios durante as suas competições. A entidade máxima do futebol, no entanto, não aceitou. A informação é do jornalista Rodrigo Mattos, do “UOL Esporte”.

Atualmente, as partidas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil contam com verificações no telão logo após a decisão dos árbitros de campo. Apesar disso, as conversas entre a equipe de arbitragem só são divulgadas alguns dias após o jogo.

Péricles Bassols, gerente técnico do VAR da CBF, revelou durante uma audiência na Câmara que entidade brasileira pediu a FIFA para também ter o som a disposição nos estádios, mas o pedido não foi aceito.

Tanto a entidade máxima do futebol quanto a IFAB (International Football Association Board), que rege as regras do futebol, colocam algumas restrições quanto a divulgação das decisões do VAR. As conversas entre os árbitros, por exemplo, não são reveladas nem durante e nem depois das partidas, algo que pôde ser visto durante a Copa do Mundo, que aconteceu no Catar, durante novembro e dezembro do ano passado.

Não apenas a CBF, mas também a Conmebol também costuma divulgar a decisão do VAR em seu site. Isso partiu de um pedido especial para a federação internacional.

Apesar disso, uma nova exigência não está completamente descartada e a expectativa é que em algum momento, os torcedores possam ouvir de dentro do estádio os conceitos utilizados pelo VAR e pelo árbitro de campo para tomar alguma decisão.