Série B pega fogo e metade dos times ainda lutam pelo acesso

O futebol brasileiro segue a todo vapor na temporada de 2023, tanto aos clubes que lutam para escaparem do rebaixamento do Campeonato Brasileiro Série A, quanto aos times que disputam a Série B e buscam uma vaga de retorno à elite. Restam 12 rodadas para o fim do torneio na segunda divisão, e mesmo sob grande expectativa, não há uma definição tão próxima de acontecer.

No total, 10 equipes ainda acumulam chances reais de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, ou seja, metade das equipes participantes. Para ficar mais claro, é possível citar o vice-líder Sport como um exemplo, já que apenas dois pontos o separam do sexto colocado, o Guarani. As equipes que acumulam mais de 10% de chance de classificação ao final das 38 rodadas, vai até Ceará, 10º colocado.

O time que realiza a melhor campanha, com uma atuação mais estável, é o Vitória, líder da Série B em 15 das 26 rodadas já disputadas. Em 24 momentos, quase o número total dos jogos, esteve entre o G4, garantindo uma tranquilidade maior aos torcedores. De acordo com o departamento de estatísticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vitória obtém 84% de chances de acesso.

Técnico segue em alerta após empate na Série B

Antes do último empate em confronto contra o Mirassol, o Vitória acumulava quase 90% de chances de acesso à Série A. O técnico Léo Condré ainda comentou: “É difícil definir uma pontuação [para o acesso]. Mais do que equipes de baixo pontuando, essas equipes vêm apresentando um bom jogo. Em relação às duas últimas edições que disputei [2020 e 2022] esta é a que temos mais boas equipes”.

“Temos dez boas equipes com o futebol bem jogado. Algumas com mais força; outras, mais posse de bola. No ano passado tinham cinco, seis equipes. As quatro que subiram mais o Sport, mas este ano o nível está bem mais elevado”, acrescentou Léo Condré. Mesmo em posição satisfatória, o Sport vive jejum de quatro jogos sem nenhuma vitória, acumulando 63,4% sobre a vaga.